O que são Albedos explique?

Índice

O que são Albedos explique?

O que são Albedos explique?

São Paulo - A quantidade de luz solar que está sendo absorvida ou refletida pela Terra é uma das forças motrizes para o tempo e o clima. Esse poder de reflexão de uma superfície é conhecido como albedo. Quanto menor o albedo, mais energia a partir do Sol é absorvida. É exatamente isso o que está acontecendo no Ártico.

Como o albedo funciona?

Albedo (às vezes chamado de "coeficiente de reflexão") é uma medida de quão reflexiva é uma superfície. É uma medida da proporção da radiação solar recebida que é refletida de volta à atmosfera e para o espaço. ... Quanto mais reflexiva é a superfície, maior o valor do albedo.

O que é albedo como ocorre a sua variação?

Albedo ou coeficiente de reflexão (do latim albedo: 'brancura' ou luz solar refletida; de albus: 'branco') é a refletividade difusa ou poder de reflexão de uma superfície. É a razão entre a radiação refletida pela superfície e a radiação incidente sobre ela. ... O albedo depende da frequência da radiação.

Qual o albedo da água?

Se estima que 6,5% da luz se reflete, o que seria um valor médio de albedo da água (MARGALEF, 1983). De acordo com GOLTERMAN et al.

O que é efeito Maritimidade?

Maritimidade é a capacidade das águas oceânicas de conservar calor por um período maior que as áreas continentais, e influencia diretamente no clima das regiões costeiras. A retenção de calor nas águas oceânicas atinge grandes profundidades.

Quais os fatores responsáveis pelo albedo terrestre?

O albedo depende de vários fatores:

  • Composição e rugosidade da superfície.
  • Frequência da radiação. Quando não é explicitada a frequência ou comprimento de onda da radiação, subentende-se que o valor do albedo se refere a uma média sobre todo o espetro visível.
  • Distribuição direcional da radiação incidente.

Como calcular o albedo?

1. Como os profissionais medem o albedo? Eles utilizam um piranômetro, um dispositivo caro que mede a energia de luz proveniente da superfície através da medição da temperatura de um material de alta absorção.

Qual o efeito do albedo sobre a temperatura?

  • Embora o efeito do albedo sobre a temperatura seja mais conhecido nas regiões mais frias e mais brancas da Terra, o albedo máximo é na realidade encontrado nos trópicos, onde a iluminação ao longo do ano é maior. O máximo está no hemisfério norte, variando entre 12 e 13 graus norte.

Quais são os albedos usados em astronomia?

  • Dois albedos comuns que são usados em astronomia são o albedo geométrico (que mede o brilho quando a iluminação vem diretamente por trás do observador) e o albedo de Bond (que mede a proporção total de energia eletromagnética refletida). Os seus valores podem diferir significativamente, o que é uma fonte comum de confusão.

Como o aquecimento global pode influenciar o albedo?

  • O aquecimento global também pode influenciar o albedo, já que com o planeta mais quente as camadas de neve estão sendo derretidas, o que expõe o solo mais escuro, refletindo menos os raios solares e ajudando ainda mais no aquecimento global. É um ciclo perigoso. Como sair dessa? Fonte: Vestibular UFJF. 2010.

Postagens relacionadas: