Como corrigir a alcalinidade da água da piscina?

Índice

Como corrigir a alcalinidade da água da piscina?

Como corrigir a alcalinidade da água da piscina?

Para a redução do pH e alcalinidade, usa-se o mesmo produto, denominado de redutor de pH e alcalinidade. No Brasil, para reduzir a alcalinidade e o pH da piscina utiliza-se a ácido clorídrico (também chamado de ácido muriático), em diversas concentrações, sendo a mais comum em torno de 10%.

O que é pH e alcalinidade da piscina?

Definida como um conjunto de sais minerais da água, a alcalinidade ajuda a manter o equilíbrio do pH, evitando grandes variações ou mudanças do pH. Já o pH é o potencial hidrogeniônico, responsável por indicar se a água está ácida (pH baixo), neutra ou básica (pH alto).

Porque a alcalinidade da piscina abaixa?

É um parâmetro de capacidade e não de intensidade (como o pH). Isto explica o porquê de uma piscina ter o pH neutro e ainda assim ter a alcalinidade alta ou baixa. A alcalinidade é devida principalmente aos carbonatos e bicarbonatos e, secundariamente, aos íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia.

Como saber se a água da piscina está alcalina?

Como medir o pH da água da piscina Para medir o índice do pH é preciso utilizar um kit teste ou uma fita teste. Por meio desses instrumentos, você saberá se o pH está correto, acima ou abaixo dos níveis ideais, e poderá utilizar o produto ideal para fazer os ajustes necessários.

Como medir a alcalinidade da água da piscina?

Para medir a alcalinidade da água da piscina, você vai precisar de um Kit Teste Alcalinidade Bel Piscinas ou da Fita Teste Bel Piscinas. O Kit Teste Alcalinidade Bel Piscinas vem com um medidor, um titulante e um indicador.

Qual ajustar primeiro pH ou alcalinidade?

Quando for necessário corrigir o pH e a alcalinidade, primeiro deve-se corrigir a alcalinidade e depois o pH. ... A faixa ideal da alcalinidade deve ser de ppm. A alcalinidade influencia no pH. O pH ideal deve estar entre 7,2 e 7,6.

Como explicar a alcalinidade da piscina?

  • A alcalinidade é um conceito um pouco complexo… Vamos tentar explicar da maneira mais simples possível. A alcalinidade da piscina é o parâmetro que determina a tendência que o pH da água tem de variar. Podemos dizer que a alcalinidade mede a estabilidade do pH da piscina.

Qual a quantidade de alcalinidade na água?

  • Ao conhecer a quantidade de alcalinidade na água tratada, os operadores podem ajustar pro-ativamente a dosagem do coagulante, o pH da água e a alcalinidade. Assim como na água potável, a alcalinidade é um indicador do quão suscetível a água é para mudanças no pH.

Como o redutor de alcalinidade diminui o pH da piscina?

  • É válido dizer que o redutor de Alcalinidade normalmente também reduz o pH da piscina, logo, sempre que ajustar a alcalinidade para baixo, meça e regule novamente o pH da piscina. Se a piscina for de grande porte ou a quantidade de diminuidor de alcalinidade necessária for muito grande, prefira dividir a dosagem em duas ou três aplicações.

Qual é a alcalinidade?

  • Comumente chamada apenas de Alcalinidade, ela determina se a água fica facilmente verde e se terá seu pH variando constantemente além da recorrência de problemas com relação à cristalinidade. Se você não sabe o que é Alcalinidade vem com a gente que vamos mergulhar no assunto!

Postagens relacionadas: