O que é o ala de Oxalá?

Índice

O que é o ala de Oxalá?

O que é o ala de Oxalá?

(A paz de Oxalá!) A paz de Oxalá é a proteção do seu àlà funfun (manto branco). A paz de Oxalá é a força do Ọ̀pá ṣóró (o cajado da criação).

O que é ala no candomblé?

Alabá – Título do sacerdote supremo no culto aos eguns.

Quem é o exu do Oxalá?

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Qual Exu trabalha na linha de Oxalá?

Linha de Oxalá: Exú Sete Encruzilhadas: Exú Sete Poeira; Exú Sete Capas; Exú Sete Chaves; Exú Sete Cruzes; Exú Sete Pembas; Exú Sete Ventanias. Linha de Iemanjá: Pombagira: Exú Maré; Exú Má-Canjira; Exú Carangola; Exú Naguê; Pombagira Maria Mulambo; Pombagira Maria Padilha.

Qual é o nome genérico de Oxalá?

  • Oxalá é um nome genérico de vários Òrìxá funfun (branco), como são chamados diversos Orixás africanos no Brasil relacionados à cor branca e à criação do mundo. Os filhos de Oxalá têm algumas restrições ( ewo , quizila ):

Qual a maior interdição de Oxalá?

  • A maior interdição de Oxalá é de facto o azeite-de-dendê, que jamais deve macular as suas roupas, os seus objectos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao poder genitor feminino.

Qual é a totalidade do orixá?

  • Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu. O tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados.

Qual a qualidade do orixá?

  • Oxalá, Orixalá, Orixaguinã, Gunocô ou Obatalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de várias maneiras (qualidades) sendo as duas principais qualidades: a forma jovem, em que Oxalá é chamado de Oxaguiã e seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo.

Postagens relacionadas: