Qual a diferença ajuste anual é exclusiva na fonte?

Índice

Qual a diferença ajuste anual é exclusiva na fonte?

Qual a diferença ajuste anual é exclusiva na fonte?

À opção do contribuinte, os RRA podem ser tributados pelo Imposto de Renda exclusivamente na fonte, ou na Declaração de Ajuste Anual. ... Nesse caso, o imposto decorrente da tributação na fonte efetuada durante o ano-calendário pela fonte pagadora é considerado antecipação do imposto devido apurado na referida declaração.

O que quer dizer exclusiva na fonte?

Os rendimentos sujeitos à tributação exclusiva são aqueles que reúnem valores que não compõem a base de cálculo do imposto sobre a renda da pessoa física na Declaração de Ajuste Anual.

O que são rendimentos tributados exclusivamente na fonte?

Pelas regras da Receita, são considerados rendimentos tributáveis salários, férias, gratificações, comissões, renda com aluguéis, pensões, benefícios previdenciários e remunerações relativas à prestação de serviços.

Que tipo de declaração devo fazer ajuste anual ou retificadora?

O contribuinte que já enviou a declaração, mas percebeu que cometeu algum erro no preenchimento, ou deixou de informar dados, pode corrigir o problema com uma declaração retificadora. As correções podem ser feitas no mesmo programa da declaração original.

O que é imposto pago retido na fonte?

O Imposto de Renda Retido na Fonte, ou IRRF, ou ainda IRF, processa-se quando a Receita Federal cobra o imposto de forma mensal e diretamente do salário dos trabalhadores CLT que ganham quantias que ultrapassam o teto estipulado pelo órgão. Essa cobrança ocorre na folha de pagamento do colaborador.

O que é tributação definitiva?

Tributação exclusiva/definitiva é quando o imposto sobre a renda retido na fonte não pode ser compensado na declaração anual.

O que é tributado na fonte?

Assim, salários, serviços, aluguéis e aplicações financeiras podem ser tributados diretamente na fonte. Obviamente, a retenção depende também do valor recebido pelo contribuinte. Tanto é assim que o Imposto de Renda Retido na Fonte só se aplica sobre o salário, por exemplo, a partir de um determinado vencimento mensal.

Postagens relacionadas: