O que é alfabetização para Emília Ferreiro?

Índice

O que é alfabetização para Emília Ferreiro?

O que é alfabetização para Emília Ferreiro?

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.

O que é alfabetização Segundo autores?

Segundo Soares (2006, p. 15): "Alfabetizar significa adquirir a habilidade de decodificar a língua oral em língua escrita [...]. A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas".

Qual é a função da Emília?

Ela permite que a criança possa sonhar acordada, perante o lúdico na arte literária, dando a possibilidade de viajar o mundo através das histórias. ... Emília, uma boneca de pano com suas memórias, possibilita aos leitores viajar pelo mundo por meio de histórias e lugares inusitados humanizando as crianças ludicamente.

Quais são as formas de alfabetização inicial?

  • INTRODUÇÃO: As formas tradicionais de alfabetização inicial consistem num método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos. Porem, muitos desses professores não está capacitado para compreender algumas dificuldades que a criança enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e escrita.

Por que a alfabetização é uma forma de se apropriar das funções sociais?

  • Segundo Emilia Ferreiro, a alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita.

Por que a alfabetização não chega ao final da escola primária?

  • Ferreiro (1999, p.47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.

Por que a alfabetização é uma tarefa interessante?

  • A alfabetização passa a ser uma tarefa interessante, que dá lugar a muita discussão em grupo. A língua escrita se converte num objeto de ação e não de contemplação. È possível aproximar-se dela sem medo, porque se pode agir sobre ela, transforma-la e recriá-la. É precisamente a transformação e a recriação que permitem uma real apropriação.

Postagens relacionadas: