Quais são os fatores responsáveis pela liberação de aldosterona?

Quais são os fatores responsáveis pela liberação de aldosterona?
Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular. A secreção do hormônio aldosterona, por sua vez, é regulada pela renina e pela angiotensina.
Quais os níveis de sódio e aldosterona no sangue?
- Níveis elevados de aldosterona podem provocar hipertensão arterial e níveis baixos de potássio. Níveis baixos de potássio podem provocar fraqueza, formigamento, espasmos musculares e períodos de paralisia temporária. O médico mede os níveis de sódio, potássio e aldosterona no sangue.
Qual a função da aldosterona?
- A aldosterona é uma hormona que é produzida na glândula supra-renal e é importante para o controlo da pressão sanguínea. Ele permite a manutenção de uma boa pressão sanguínea e regula o balanço de água e de sal no organismo pela excreção de sódio e de potássio para inibir pelos rins.
Como medir os níveis de aldosterona?
- Se a concentração de aldosterona estiver elevada, é possível administrar espironolactona ou a eplerenona, medicamentos que bloqueiam a ação da aldosterona, para verificar se as concentrações de sódio e de potássio voltam ao normal. Os médicos também medem os níveis de renina.
Será que a aldosterona pode aumentar a pressão arterial?
- Acontece algo semelhante na saliva e suor. A aldosterona também poderá aumentar a pressão arterial por acção vasoconstrictora directa, actuando em receptores de mineralocorticóides, nas células musculares lisas vasculares.