O que é o exame de aldosterona?

Índice

O que é o exame de aldosterona?

O que é o exame de aldosterona?

Os exames de aldosterona e renina são utilizados para avaliar se quantidades adequadas de aldosterona estão sendo produzidas e para diferenciar entre as causas potenciais de seu excesso ou deficiência. A aldosterona pode ser medida no sangue ou em uma amostra de urina de 24 horas.

O que faz o hormônio aldosterona?

A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.

Quais são as diferenças entre aldosteronismo primário e secundário?

  • As principais diferenças entre aldosteronismo primário e secundário são mostradas na tabela Diagnóstico diferencial do aldosteronismo. Em crianças, a síndrome de Bartter se diferencia de hiperaldosteronismo primário pela ausência de hipertensão e importante elevação da atividade de renina plasmática.

Qual a função da aldosterona?

  • A aldosterona tem como principal função a regulação do balanço eletrolítico, ou seja, o controle de fluidos e minerais no organismo. O principal papel que ela cumpre nesse intento é estimular a retenção de sódio e promover a excreção de potássio pelos rins

Quais as causas do hiperaldosteronismo?

  • O hiperaldosteronismo costuma atingir, em maior escala, em mulheres, principalmente aquelas com idade entre 30 a 50 anos. As causas são variáveis, visto que há duas formas de manifestação para a doença.

Postagens relacionadas: