O que é letramento em matemática?

Índice

O que é letramento em matemática?

O que é letramento em matemática?

O letramento matemático refere-se à capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de tal forma a fazer julgamentos bem- embasados e a utilizar e envolver-se com a Matemática, com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, ...

Qual a diferença entre alfabetização matemática e letramento matemático?

A alfabetização e o letramento possuem conceitos opostos, sendo a alfabetização o processo de aquisição de uma informação por meio de uma técnica. O letramento corresponde à compreensão dessa técnica. Os dois conceitos são indispensáveis dentro de uma proposta alfabetizadora e são indissociáveis.

Qual a importância do letramento nas aulas de matemática?

Formar alunos letrados em Matemática tem a ver com incentivá-los a estar em ação durante a aula, a interagir com colegas e elaborar conjecturas e hipóteses, além de usar os números para alcançar respostas significativas para formular conceitos e participar de correções coletivas em que se discutem os resultados.

Quais são os conceitos de alfabetização e letramento?

  • A alfabetização e o letramento possuem conceitos opostos, sendo a alfabetização o processo de aquisição de uma informação por meio de uma técnica. O letramento corresponde à compreensão dessa técnica. Os dois conceitos são indispensáveis dentro de uma proposta alfabetizadora e são indissociáveis.

Quais são os fundamentos da alfabetização e letramento matemático na educação infantil?

  • O estudo tem por objetivo analisar os fundamentos teóricos no processo da alfabetização e letramento matemático na Educação Infantil. Para alcançar os objetivos propostos a investigação fez uso da pesquisa bibliográfica.

Qual o significado do letramento matemático?

  • O letramento matemático possibilita aos estudantes tanto o uso utilitário dos conhecimentos matemáticos como também a reflexão matemática com fim em si mesma – que também é importante para o desenvolvimento de raciocínios mais complexos.

Qual é o conceito de alfabetização matemática?

  • Alfabetização Matemática Considera-se, ainda nos dias hodiernos, alfabetização como a aquisição da linguagem escrita, porém é necessário explanar sobre o conceito de alfabetização matemática. No que concerne à educação matemática, a educadora Danyluk (2002, p.

Postagens relacionadas: