Como funciona o albedo?

Índice

Como funciona o albedo?

Como funciona o albedo?

Albedo pode ser definido como a medida da quantidade de radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície, sendo calculado como a razão entre a quantidade de radiação refletida e a quantidade de radiação recebida.

O que é o albedo cite valores de reflexão?

Albedo (às vezes chamado de "coeficiente de reflexão") é uma medida de quão reflexiva é uma superfície. É uma medida da proporção da radiação solar recebida que é refletida de volta à atmosfera e para o espaço. ... O albedo do nosso planeta tem o valor médio de 0,367, enquanto o da lua é de 0,12.

O que é a taxa de albedo?

São Paulo - A quantidade de luz solar que está sendo absorvida ou refletida pela Terra é uma das forças motrizes para o tempo e o clima. Esse poder de reflexão de uma superfície é conhecido como albedo. Quanto menor o albedo, mais energia a partir do Sol é absorvida.

Qual o efeito do albedo sobre a temperatura?

  • Embora o efeito do albedo sobre a temperatura seja mais conhecido nas regiões mais frias e mais brancas da Terra, o albedo máximo é na realidade encontrado nos trópicos, onde a iluminação ao longo do ano é maior. O máximo está no hemisfério norte, variando entre 12 e 13 graus norte.

Quais são os albedos usados em astronomia?

  • Dois albedos comuns que são usados em astronomia são o albedo geométrico (que mede o brilho quando a iluminação vem diretamente por trás do observador) e o albedo de Bond (que mede a proporção total de energia eletromagnética refletida). Os seus valores podem diferir significativamente, o que é uma fonte comum de confusão.

Quais os fatores determinam o valor do albedo?

  • Vários são os fatores que determinam o valor do albedo, dentre os quais: tipos de solo, floresta, campo, neve, água, gelo, nuvens, grau de urbanização. Ainda tem perguntas? Em virtude da forma esférica do planeta Terra, os raios solares incidem de forma diferente quanto à intensidade em distintos lugares do planeta, sendo …

Como o aquecimento global pode influenciar o albedo?

  • O aquecimento global também pode influenciar o albedo, já que com o planeta mais quente as camadas de neve estão sendo derretidas, o que expõe o solo mais escuro, refletindo menos os raios solares e ajudando ainda mais no aquecimento global. É um ciclo perigoso. Como sair dessa? Fonte: Vestibular UFJF. 2010.

Postagens relacionadas: