O que significa alfabetização geográfica?

Índice

O que significa alfabetização geográfica?

O que significa alfabetização geográfica?

Para ser considerado alfabetizado, o aluno precisa dominar conhecimentos que lhe permitam ler e escrever o espaço. ... Como se vê, de acordo com essa concepção, o processo de alfabetização geográfica é algo diretamente ligado ao en- tendimento de representações cartográficas, de mapas, plan- tas, desenhos, símbolos.

O que é ser alfabetizado Cartograficamente?

A alfabetização cartográfica refere-se ao processo de domínio e aprendiza- gem de uma linguagem constituída de símbo- los – uma linguagem gráfica. ... É importante frisar que a base da linguagem da Cartografia é a linguagem gráfica.

O que é alfabetização virtual?

Uma boa definição atual é a dada pela Associação Americana de Bibliotecas: “Alfabetização digital é a habilidade de usar tecnologias de informação e comunicação para encontrar, avaliar, criar e transmitir informação, o que requer competências cognitivas e técnicas”.

Qual a importância da alfabetização cartográfica?

  • A alfabetização cartográfica é um processo essencial para que os alunos tenham interesse na Cartografia, compreendendo-a como meio pelo qual eles poderão pensar o espaço. Para isso, é preciso desconstruir a visão rígida, cartesiana, dos recursos cartográficos.

Como deve ser trabalhada a alfabetização?

  • Esta temática deve ser trabalhada já nas séries iniciais do ensino fundamental, através de jogos e brincadeiras (MARTINELLI, 1998). Os conhecimentos cartográficos devem ser adquiridos em um processo de alfabetização, o qual Simielli (1986) chama de “alfabetização cartográfica”.

Quais são os requisitos para a alfabetização da linguagem espacial?

  • Investigar, enxergar, imaginar, desenvolver e construir o pensamento lógico espacial são requisitos importantes para a alfabetização da linguagem cartográfica, já que o conceito de espaço é muito abstrato para uma criança.

Como a cartografia se relaciona com a geografia?

  • A Cartografia se relaciona com a Geografia quando possibilita e auxilia na compreensão das formas pelas quais a sociedade organiza o espaço. A Educação Cartográfica é fundamental para promover um ensino de Cartografia atrelado aos conhecimentos da Geografia, através da relação entre as bases conceituais, os procedimentos e a formação pedagógica.

Postagens relacionadas: