Qual a definição de alcano?

Índice

Qual a definição de alcano?

Qual a definição de alcano?

Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos.

O que são alcanos e qual é a fórmula geral de um alcano?

Alcanos são hidrocarbonetos saturados de cadeia aberta de fórmula geral CnH2n+2. São obtidos do petróleo e gás natural, tendo grande uso como fontes de energia. O gás natural, de ampla utilização em nossas residências, é uma mistura de hidrocarbonetos leves, em que se destaca o metano, CH4.

Qual a diferença entre os alcanos e os alcenos?

  • Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio. Os alcenos diferem dos alcanos pela presença de uma insaturação, uma ligação π (pi), que confere considerável reatividade aos alcenos frente a muitos reagentes comuns de laboratório.

Como funcionam os alcanos?

  • As principais características dos alcanos são: Pouco reativos, pois a ligação entre o C e H é bastante estável Solúveis em solventes orgânicos como éter, álcool e benzeno Os pontos de fusão, ebulição e a densidade aumentam com a massa molecular

Por que os alcanos estão entre os mais reativos?

  • Os alcanos estão entre os compostos orgânicos menos reativos frente aos reagentes comuns de laboratório; de fato seu outro nome, “ parafinas ”, deriva de expressão latina que significa que eles têm pouca afinidade por outros reagentes. Não se deixe enganar pelo significado disto.

Qual o número de átomos de hidrogênio da molécula de Alcino?

  • Fórmula geral: CnH2n-2. O número de átomos de hidrogênio da molécula de alcino é o dobro do número de átomos de carbono, menos dois. Em relação aos alcenos, a formação da tripla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.

Postagens relacionadas: