Qual a concepção de Spinoza sobre a felicidade?

Índice

Qual a concepção de Spinoza sobre a felicidade?

Qual a concepção de Spinoza sobre a felicidade?

Resumo: A pergunta pela felicidade é essencial na filosofia imanente de Spinoza, a qual é apresentada como o gozo de uma alegria eterna e estável com Deus, causa de todas as coisas. São três âmbitos que constituem a questão da felicidade nesta filosofia: afetivo, cognitivo e ético.

O que são os afetos Para Espinosa?

A teoria dos afetos, elaborada por Espinosa na terceira parte da Ética, coloca em jogo tanto a realidade corporal quanto a mental. Para o autor, um afeto não se reduz nem a uma paixão nem a uma ação da mente. O afeto possui ao mesmo tempo uma realidade física e uma realidade psicológica.

O que é o amor para Spinoza?

Spinoza afirma em EIII prop. 13: “o amor nada mais é do que alegria acompanhada da ideia de uma causa exterior, e o ódio nada mais é do que a tristeza, acompanhada da ideia de uma causa exterior”. ... Como por exemplo, os significados diferentes que as abordagens acerca do amor evocam ao longo da ética.

Qual a intenção de Espinosa?

  • A intenção de Espinosa, na terceira parte da Ética é estudar a dedução genética dos afetos, criando assim uma verdadeira ciência dos afetos. Como eles se formam?

Qual é a ética de Espinosa?

  • A Ética de Espinosa é o caminho de reflexão no qual aprendemos a analisar nossos afetos e agir de modo a sempre nos contentar com nossos atos. O desejo de alegria do conatus é a força que nos impulsiona rumo à liberdade.

Qual é a filosofia de Espinosa?

  • A filosofia de Espinosa é um convite a nos tornarmos mais sensíveis: perceber como nosso corpo e nossa mente são afetados pelos encontros, sejam eles com pessoas, situações, ou mesmo com objetos físicos e naturais (como nos sentimos diante de certa arquitetura? E em relação à uma paisagem?).

Como é o projeto de Espinosa?

  • O projeto de Espinosa envolve entender os afetos para cada vez mais utilizar-se deles de forma a tornar-se mais potente.

Postagens relacionadas: