O que é alfabetização como processo discursivo no ensino remoto?

Índice

O que é alfabetização como processo discursivo no ensino remoto?

O que é alfabetização como processo discursivo no ensino remoto?

Alfabetização como processo discursivo: as possibilidades de mediação do psicopedagogo. A Psicopedagogia é um campo bastante novo, principalmente no Brasil, e busca entender e trabalhar as dificuldades de aprendizagem para que o sujeito aprendente possa avançar na construção de seus conhecimentos.

Como trabalhar leitura e escrita no ensino remoto?

Em um exemplo: se o docente tem a intenção de trabalhar a escrita da palavra CASA, pode fazer a leitura do conto dos Três Porquinhos ou da música A Casa, de Vinicius de Moraes, e destacar o termo para levar a criança a pensar sobre o uso das letras. Isto é, ele sai do texto para estudar a palavra.

Como alfabetizar na pandemia?

Diva Maciel, professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília (UnB), afirma que um recurso para alfabetizar uma criança à distância é deixar, por exemplo, material de leitura que vá além dos livros didáticos, como livros de literatura infantil, para as crianças.

Como alfabetizar pela internet?

7 ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

  1. Aula animada. Foi desenvolvida pelo Instituto Paramitas e reúne uma série de jogos online relacionados à alfabetização. ...
  2. Ludo primeiros passos. ...
  3. Tux Paint. ...
  4. HagáQuê ...
  5. Livros Digitais. ...
  6. Cord Org.

É possível alfabetizar online?

Se considerarmos que a alfabetização é um processo que acontece a vida toda, a resposta é sim. Se acontece a vida toda, acontecerá também na pandemia, também a distância, em toda e qualquer circunstância…

Como ocorre a alfabetização por meio da psicopedagogia?

No processo de alfabetização e letramento a Psicopedagogia contribui levando o educador a refletir sobre os seus atos como professor e avaliador da aprendizagem de crianças com dificuldades tanto de aprendizagem quanto de outras habilidades ligadas direta e indiretamente à escola envolvendo a escrita.

Como trabalhar a leitura nas aulas remotas?

Vá orientando as leituras individualmente acompanhando cada aluno. Ouça as leituras e auxilie nas dificuldades. Se possível, envie para as famílias links de leitura de quadrinhas para que acessem com suas crianças em casa, preparando para as leituras em sala de aula online ou presencial.

Como trabalhar leitura nas aulas online?

Veja as experiências que estão disponíveis no e-book:

  1. Animação coletiva em vídeo. ...
  2. Leitura digital com apoio de aplicativos online. ...
  3. Ferramentas de pesquisa online. ...
  4. Produção colaborativa no Google Drive. ...
  5. Análise e criação de propagandas. ...
  6. Resumos com mapas mentais. ...
  7. Leitura digital de conteúdos jornalísticos.

Como escolher o método de alfabetização?

  • Antes de tudo, a escola ainda precisa escolher o seu método de alfabetização, que pode ser sintético, analítico ou construtivista. Dentro de cada metodologia ainda existem mais métodos e infinitas possibilidades de como apresentar o alfabeto para os alunos.

Quais foram os desafios do ensino remoto?

  • O ensino remoto trouxe muitos desafios, principalmente por ter iniciado de forma emergencial em todas as escolas. Uma das maiores preocupações foi a continuidade no processo de alfabetização, um momento tão importante na educação que precisa ser acompanhado de perto. A alfabetização é um dos marcos mais significativos na vida escolar.

Como é feito o alfabetizador?

  • Esse trabalho é iniciado na Educação Infantil com o Grupo 5 (Pré) e encerra-se no 2º ano do Ensino Fundamental I, formando assim o ciclo alfabetizador. A prática permite que o estudante conheça individualmente não só o nome da letra (grafema), mas também o som (fonema) que ela faz.

Qual o papel da alfabetização na vida escolar?

  • A Alfabetização é um dos processos mais importantes da vida escolar. Despertar o gosto pela leitura e escrita não só de palavras, mas também de mundo permite que o estudante caminhe no processo de escolarização com autonomia e melhores desempenhos.

Postagens relacionadas: