Como alfabetizar letrando segundo Magda Soares?

Índice

Como alfabetizar letrando segundo Magda Soares?

Como alfabetizar letrando segundo Magda Soares?

Segundo Magda Soares (2012, p. 47), o ideal seria alfabetizar letrando, isto é, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne alfabetizado e letrado ao mesmo tempo.

O que devemos fazer para alfabetizar letrando?

No processo de letramento é necessário que o indivíduo tenha contato constante com a leitura, o que pode ser feito por meio de jornais, revistas, livros, letras de músicas, quadrinhos e quaisquer outras fontes que permitam uma reflexão sobre o que foi lido.

Como o professor pode alfabetizar letrando em sala de aula?

Cabe então ao professor importar para a sala de aula as práticas sociais de uso da leitura e escrita, para que estas se constituam no contexto das atividades de alfabetização, ou seja, das situações didáticas cuja finalidade é a reflexão sobre a língua.

Quais são os saberes que um professor necessita ter para favorecer o processo de alfabetização segundo Magda Soares?

Segundo Magda Soares (2004, p. 47), alfabetização é a “ação de ensinar/aprender a ler e a escrever”, ou seja, tornar o indivíduo capaz de ler e escrever é torná-lo alfabetizado. ... Assim, entendemos que para alfabetizar o professor precisa conhecer a língua que ensina, sua estrutura e seu funcionamento.

Quem é a professora Magda Soares?

  • Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação, Magda Soares tem uma extensa lista de obras publicadas, incluindo diversos livros didáticos de língua portuguesa usados dos anos 19. A professora Magda Becker Soares. Crédito: Glaucia Rodrigues/Revista Fapesp/divulgação/Magda Soares.

Quando começa o letramento e a alfabetização?

  • 'O letramento começa a ser utilizado a partir do momento em que o conceito de alfabetização tornou-se insatisfatório'. 'O letramento e a alfabetização se mesclam, se superpõem e frequentemente se confundem'.

Qual a diferença entre alfabetização e letramento na educação infantil?

  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL MAGDA SOARES [FRASES] Veja agora as principais frases de Magda soares sobre alfabetização e letramento: 'Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno'.

Quem é a pessoa letrada?

  • Ainda, para os autores (2013, p. 02) a pessoa letrada:"não é mais 'só aquele que é versado em letras ou literaturas', e sim 'aquele que além de dominar a leitura e a escrita, faz uso competente e frequente de ambas". Oletramento é um conceito enraizado na alfabetização epor algumas vezes são confundidos.

Postagens relacionadas: