Qual a importância da alfabetização cartográfica nos anos escolares iniciais?

Qual a importância da alfabetização cartográfica nos anos escolares iniciais?

Qual a importância da alfabetização cartográfica nos anos escolares iniciais?

Estudar a linguagem cartográfica desde os primeiros anos escolares possibilita a criança a capacidade de desenvolver a percepção do seu espaço de vivência, para mais tarde terem capacidade cognitiva mais complexas sobre suas aplicações e possibilidades de entendimento do espaço.

O que é Educação cartográfica?

Em linhas gerais, pode-se entender a Educação Cartográfica como um processo de cons- trução de conhecimentos e metodologias favorecedoras da leitura e interpretação de mapas.

O que é ler e representar?

Ler e representar é só começar: Vamos dramatizar é um projeto que se preocupa com o ato de ler e na formação de leitores críticos. ... O Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado tem como foco a leitura de textos de gêneros diversos dando maior enfoque na lenda e no teatro que trabalham como eixo temático o medo.

Quais elementos da prática pedagógica são significativos para os alunos na leitura e compreensão dos mapas?

Dessa forma, os discentes foram construindo os elementos importantes para a leitura e interpretação do mapa como: escala, legenda, título, orientação e fonte (Figura 2).

Qual a relação de trabalhar a noção corporal com a alfabetização cartográfica dos anos iniciais e na escola infantil?

A orientação corporal na Educação Infantil constitui o primeiro passo para a iniciação cartográfica da criança, pois com base no corpo é possível partir para os meios de representação ou de orientação do/no espaço, como os pontos cardeais, a rosa-dos-ventos e os mapas.

Qual a principal estratégia para o início da alfabetização espacial?

A Alfabetização em Geografia deve ensinar à criança a maneira certa de observar, analisar, comparar, localizar-se e construir. Assim como assinala Castrogiovanni (1989, p. 12), o ensino da Geografia deve preocupar-se com o espaço nas suas multidimensões.

Qual a finalidade da alfabetização cartográfica?

  • A alfabetização cartográfica é o objetivo básico das séries iniciais e ela propõe atividades que desenvolvam as seguintes noções: pontos, linha, área, lateralidade, orientação, localização, referências, noção de espaço e tempo (RIBEIRO et al., 2001).

Qual a atividade mais utilizada para o estudo de cartografia nas escolas?

  • Uma ampla diversidade de atividades são propostas para o estudo de cartografia nas escolas (Figura 1), na qual a atividade mais utilizada com os alunos é o trabalho com mapas que atinge uma porcentagem de 38%. Outras atividades também são realizadas, como maquetes (16%) e vários jogos (16%).

Quais são as funções da cartografia?

  • INTRODUÇÃO A cartografia permite ler e interpretar o espaço próximo ou distante através de símbolos que se relacionam entre si, representando no papel um espaço reduzido, que fornece ao leitor informações que o ajudarão a se localizar no espaço e a compreender os diferentes espaços do mundo e suas dimensões.

Como trabalhar com a cartografia?

  • Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo. Por meio da alfabetização cartográfica, a turma entende conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações com proficiência crescente. Para tratar da cartografia de modo aprofundado, NOVA ESCOLA planejou cinco reportagens.

Postagens relacionadas: