O que é uma coisa burocrática?

Índice

O que é uma coisa burocrática?

O que é uma coisa burocrática?

Ouça em voz altaPausarSignificado de Burocrata [Pejorativo] Pessoa que se acha, por possuir poder num cargo burocrático, no direito de se comportar com intolerância. [Por Extensão] Pessoa que se comporta com excesso de rigor, formalidade, com atitudes semelhantes às de um burocrata.

O que é atividade burocrática?

Ouça em voz altaPausarDe acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Qual é a burocracia?

  • Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis.

Qual é o modelo burocrático?

  • Este modelo, também chamado burocrático, caracteriza-se pelos seguintes elementos: A lei representa o ponto de equilíbrio último, ao qual se devem reportar as regras e regulamentos, constituindo aplicações concretas de normas gerais e abstratas; A burocracia, em qualquer organização, é estabelecida seguindo o princípio da hierarquia.

Quais são as principais características do sistema burocrático?

  • Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário. De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático são:

Qual é o funcionário burocrático?

  • O funcionário burocrático é uma peça de uma máquina, esperando-se dele um comportamento formal e estandardizado, de forma a cumprir com exatidão as tarefas e funções que lhes estão destinadas;

Postagens relacionadas: