O que é o acesso endodôntico?

Índice

O que é o acesso endodôntico?

O que é o acesso endodôntico?

A cirurgia de acesso (CA) endodôntico destina-se ao acesso à câmara pulpar e canal radicular, valendo-se de brocas de alta rotação (AR) diamantadas e carbide. Por meio do ponto de eleição (PE), direção de trepanação (DT) e forma de conveniência (FC) alcançamos o acesso à câmara pulpar.

Qual o objetivo do acesso endodôntico?

Fundamentalmente, o objetivo do tratamento endodôntico consiste em chegar à região apical com os instrumentos e com o material obturador. Para atingir a região apical, os instrumentos cortantes devem percorrer uma via estreita e afunilada através da raiz, denominada canal radicular.

O que é acesso no dente?

O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Limas especiais são usadas para eliminar a infecção e a polpa doente dos canais. Em seguida, elas modelam o canal para o material de restauração.

O que é Trepanaçao endodontia?

As trepanações dentais são definidas como uma lesão artificial involuntária, comunicando a cavidade pulpar com o ligamento periodontal, em consequência de causas iatrogênicas no preparo do dente para o acesso ao canal, ou causas não iatrogênicas.

Quais as fases do acesso Coronario?

TÉCNICA DE ABERTURA CORONÁRIA: 1- PONTO DE ELEIÇÃO 2- DIREÇÃO DE TREPANAÇÃO 3- PREPARO DA CÂMARA PULPAR 4- CONFIGURAÇÃO FINAL DA CAVIDADE DENTES ANTERIORES SUPERIORES E INFERIORES: 1-PONTO DE ELEIÇÃO:FACE PALATINA/ LINGUALA 2mm DO CÍNGULOEM DIREÇÃOA BORDA INCISAL 2- DIREÇÃO DE TREPANAÇÃO:PERPENDICULAR AO LONGO EIXODO ...

Para que serve a Lentulo?

O Lentulo é utilizado na inserção de pastas e cimentos endodônticos no interior do canal radicular.

Quais são os sintomas de canal no dente?

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?

  • Dor de dente que pode durar horas.
  • Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
  • Dor pulsátil.
  • Sensibilidade ao mastigar.
  • Dor irradiada para outros dentes.

Como fazer um acesso no dente?

  1. O tratamento de canal nos dentes é feito quando a polpa está infeccionada ou até mesmo morta. ...
  2. O dentista começa o trabalho usando instrumentos tradicionais, como a broca, para abrir um buraco no dente e ter acesso à polpa. ...
  3. Com um instrumento chamado lima, a polpa é retirada.

O que é perfuração radicular?

Perfuração radicular consiste na comunicação do sistema de canais com os tecidos de suporte do elemento dental1. Essa comunicação pode ser induzida por causas patológicas e iatrogênicas16.

Como funciona a cirurgia de acesso endodôntico?

  • Desse modo, a cirurgia de acesso endodôntico, junto com a forma de conveniência e preparo cervical adequados, atuam preservando a resistência e a estética coronária do elemento dentário.

Qual o objetivo do tratamento endodôntico?

  • Fundamentalmente, o objetivo do tratamento endodôntico consiste em chegar à região apical com os instrumentos e com o material obturador. Para atingir a região apical, os instrumentos cortantes devem percorrer uma via estreita e afunilada através da raiz, denominada canal radicular. A câmara pulpar fica situada na parte central da coroa.

Quais são os fracassos do tratamento endodôntico?

  • COHEN & BURNS (1982) relatam que a maior parte dos fracassos do tratamento endodôntico resulta do preparo incorreto da cavidade de acesso aos canais radiculares. O nosso objetivo ao realizar este capítulo, consiste em orientar os jovens aprendizes nos seguintes pontos:

Postagens relacionadas: