O que vem a ser accountability?

Índice

O que vem a ser accountability?

O que vem a ser accountability?

Assim, segundo Spinoza (2012), o termo accountability pode ser traduzido como controle, fiscalização, responsabilização, ou ainda prestação de contas.

O que é accountability na empresa?

Sem uma tradução específica, accountability vem do inglês e tem como sinônimo, no português, a palavra responsabilização. Não no sentido pejorativo, mas, sim, como algo relacionado a comprometimento organizacional, visando a impulsionar os resultados de forma transparente e idônea.

Por que o termo accountability é importante para a Sociedade Brasileira?

  • Por fim, considerando que não só o termo, mas também a prática da accountability são questões novas para a sociedade brasileira, a necessidade de mais pesquisas e estudos com vistas a identificar, analisar e responder as muitas questões que se apresentam sobre o tema, é a conclusão a que se chega. 1 INTRODUÇÃO

Qual é o fenômeno da accountability?

  • Tal dispositivo contemplaria amplamente o fenômeno da accountabilitynão fosse o sentido formal e restritivo com que é definida a prestação de contas, a qual se resume a um demonstrativo da conformidade dos atos praticados com as normas e dispositivos legais pertinentes, como bem demonstram as definições adotadas pelo TCU:

Qual a responsabilidade atribuída aos agentes públicos?

  • Ademais, o GAO expressa claramente a responsabilidade atribuída aos agentes públicos de exercerem suas funções e prestarem os serviços públicos que lhes são cometidos de forma eficiente, efetiva, ética e justa sem descuidar de atingir os objetivos dos programas governamentais.

Postagens relacionadas: