Como é feito o Aliche?

Como é feito o Aliche?
O que muitos não sabem é que o Aliche passa por um processo de salmora parecido com o Bacalhau. Neste caso, ele é salgado e armazenado em toneis por um período que varia de seis a doze meses. Depois, ele é dessalgado, filetado, retira-se as espinhas e enlata com azeite.
O que que é Aliche?
Também denominado Anchois, Boqueron, Bocarte, Xouba, Seito ou Aladroc, o Aliche é um peixe azul que pode ser encontrado no Mediterrâneo, nas costas da Califórnia, do Chile e da Argentina. Medindo no máximo 10 centímetros, o maior responsável pela sua pesca é Espanha, seguida pela Itália, Grécia e França.
Qual a diferença entre Aliche é anchovas?
Gente, o aliche é um pescado típico do mar europeu, viu? E a anchova é o nome que ele recebe depois de passar por um processo de salmoura parecido com o do bacalhau! Esse alimento fica ótimo em pizzas, saladas e vai bem até no macarrão.
Qual o sabor do Aliche?
De um gosto salgado muito particular, vai da pasta à sardella, passando pela pizza (os franceses têm a pissaladiére, uma espécie de torta salgada com aliche e azeitonas-pretas), a bagna cauda (um fondue quente e gordurento à base de azeite, alho e aliche, característico do Piemonte) e, claro, o spaghetti alla putanesca ...
O que é peixe Anchovado?
“Pescado anchovado é o produto obtido a partir da cura prolongada do pescado pelo sal (cloreto de sódio), até que atinja características sensoriais específicas de cor, sabor, odor e textura, adicionado ou não de aditivos, substâncias aromáticas, vegetais e envasado com óleos comestíveis.”
O que substitui anchovas?
Mariana afirma que a anchova pode ser substituída pelo atum enlatado. O primeiro passo é pincelar as fatias de pão com óleo, cortá-las em cubinhos e levá-las ao forno pré-aquecido. Em seguida, deve-se começar a fazer o molho.