Em quais situações ocorre a alienação parental?

Índice

Em quais situações ocorre a alienação parental?

Em quais situações ocorre a alienação parental?

Alienação Parental ocorre quando um dos pais influencia o filho (criança ou adolescente) a repudiar o outro genitor. Isso é muito comum em caso de separação litigiosa, em que o genitor que tem a guarda do menor fica “enchendo a cabeça” do filho contra o outro genitor.

Em quais tipos de famílias ou relações familiares podem haver práticas de alienação parental?

Contudo, cabe ressaltar que a alienação parental não é feita apenas pelos genitores, outros parentes ou adultos que tenham autoridade ou responsabilidade também podem alienar.

Como na prática pode se caracterizar a alienação parental?

O que caracteriza a prática de alienação parental? Toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, por avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância, pode ser considerado como alienação parental.

Como dar queixa de alienação parental?

A advogada Amanda orienta: “Constatado ato de alienação parental, o indicado é que o genitor alienado procure o Conselho Tutelar do local em que reside, bem como a vara da infância e juventude, para buscar orientações acerca do caso concreto.

Quais os exemplos de alienação parental?

  • Os exemplos têm como objetivo auxiliar na identificação. Se o ato praticado pelo genitor pode ou não se encaixar como alienação parental, basta analisar se aquele ato fere direito fundamental da criança ou do adolescente. Importante ressaltar que a alienação parental constitui abuso moral contra a criança ou adolescente.

Será que a alienação parental é intencional?

  • É preciso ainda que a prática de alienação parental seja intencional. Isto é, o alienante, aquele que pratica a alienação parental, deve desejar criar no psicológico da criança uma imagem distorcida da realidade dos fatos quanto ao genitor alienado.

Qual a diferença entre a autoalienação e a alienação parental?

  • Na autoalienação parental não há interferência externa do outro genitor. É muito importante diferenciar as duas figuras de alienação parental. No entanto, ambas são altamente prejudiciais para o menor. Portanto, para que seja considerado alienação parental é necessário que um genitor ou relativo atue em desfavor do outro.

Por que o filho sofre com a alienação parental?

  • O filho que sofre com a alienação parental pode apresentar sintomas de depressão, ansiedade, enurese noturna, terror noturno, insônia, ansiedade de separação e mutismo seletivo. A situação estressante também poderá prejudicar o sistema imunológico da criança e levar ao desenvolvimento de outras doenças, como as infecções.

Postagens relacionadas: