Qual é a função da alienação social?

Qual é a função da alienação social?

Qual é a função da alienação social?

A alienação social se refere à forma como indivíduos de uma sociedade acabam sendo padronizados pelas formas de vida dentro de um contexto social que fazem com que percam, ainda que de maneira parcial, o seu senso crítico.

O que significa a alienação social?

A alienação social é resultado da separação entre trabalho e capital, quando o homem que trabalha torna-se estranho ao produto de seu trabalho. Seu caráter não é apenas descritivo, mas também prescritivo, pois contém em si mesmo um apelo em favor de uma modificação revolucionária do mundo (desalienação) (Idem.).

Qual a finalidade da alienação social?

  • A pessoa perde a real noção de sua de identidade e de seu valor como indivíduo. Por essa razão, na filosofia a alienação está relacionada com o conceito de "vazio existencial". A alienação social é referente a um estado mental do ser humano e é estudada pela sociologia.

Por que a alienação é um problema social?

  • De tal modo, a alienação torna-se um problema de legitimidade do controle social. A divisão social do trabalho, enfatizada pela sociedade capitalista, contribui para o processo de alienação do indivíduo. Os cidadãos que participam do processo de produção de bens e serviços, acabam por não usufruir deles. Nas palavras do filósofo:

Quais são os conceitos de alienação?

  • Os objetos produzidos pelo homem tornam-se estranhos ao próprio homem, ao assumirem sua própria forma e função. Alguns autores têm defendido que o conceito de alienação pode ser encontrado, em sua primeira forma no Velho Testamento, quando este apresenta o conceito de idolatria.

Qual o estado mental da alienação social?

  • Nesse estado mental, ele pode não compreender que também é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar. A alienação social incapacita o pensamento independente do indivíduo e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.

Postagens relacionadas: