O que é alienação social e qual é a sua função?

Índice

O que é alienação social e qual é a sua função?

O que é alienação social e qual é a sua função?

A alienação social se refere à forma como indivíduos de uma sociedade acabam sendo padronizados pelas formas de vida dentro de um contexto social que fazem com que percam, ainda que de maneira parcial, o seu senso crítico.

Qual o problema da alienação social?

  • O grande problema da Alienação Social, qualquer que seja a categoria em que se manifeste, é que o indivíduo atingido por ela torna-se padronizado e tem seus pensamentos limitados.

Qual a influência da alienação na sociologia?

  • A alienação na sociologia foi essencialmente influenciada pelos estudos do revolucionário alemão Karl Marx (), no âmbito do trabalho alienado e das relações de produção. Em 1867, Marx escreveu sua obra mais emblemática, O Capital.

Qual a sua possibilidade de alienação?

  • A suposta possibilidade de escolha traz consigo uma aparência de liberdade e aumenta o grau de alienação do indivíduo. Assim, retira-lhe as ferramentas para o questionamento do modelo imposto pela classe dominante. O conceito de alienação é bem amplo e, como foi dito acima, ele contempla diversas áreas do saber.

Qual o significado da palavra alienação?

  • Do latim, a palavra “alienação” ( alienare) significa “tornar alguém alheio a alguém”. Atualmente, o termo é utilizado em diferentes áreas (direito, economia, psicologia, antropologia, comunicação, etc.) e contextos.

Postagens relacionadas: