O que é aditar o libelo?

O que é aditar o libelo?

O que é aditar o libelo?

Termo utilizado no Direito Processual Penal que se traduz na exposição apresentada por escrito pela acusação prevendo o que se pretende provar ao magistrado contra o réu, concluindo com a declaração da pena que considera ser ideal à condenação do acusado.

Qual o papel e a importância do assistente do Ministério Público e quais as suas funções?

Ao assistente será permitido propor meios de prova, requerer perguntas às testemunhas, aditar o libelo e os articulados, participar do debate oral e arrazoar os recursos interpostos pelo Ministério Público, ou por ele próprio, nos casos dos arts. 584, § 1o, e 598.

Quais são os atos processuais que o assistente de acusação pode praticar?

O assistente pode sugerir a realização de diligências probatórias (perícias, buscas e apreensões, juntada de documentos etc.), cabendo ao juiz deferi-las ou não, após ouvido o Ministério Público. Inegável que pode o ofendido solicitar a oitiva de pessoas como testemunhas do juízo, nos termos do art. 209 do CPP.

O que deve fazer o ofendido para ser considerado como assistente de acusação num processo?

Como ocorre a habilitação do ofendido (ou de seus sucessores) como assistente:

  • O ofendido (ou seus sucessores) deverá, por meio de um advogado dotado de procuração com poderes específicos, formular pedido ao juiz para intervir no processo como assistente da acusação;
  • O juiz manda ouvir o MP;

Quais são as atribuições do Ministério Público?

3º - São funções institucionais do Ministério Público: I - velar pela observância da Constituição e das leis, e promover-lhes a execução; II - promover a ação penal pública; III - promover a ação civil pública, nos termos da lei.

Qual a função de um assistente de acusação?

Trata-se de dar a oportunidade à vítima ou ao seu representante legal de ingressarem na causa não como parte, mas como auxiliar do MP. O assistente de acusação pode ser o próprio ofendido ou seu representante legal, ou, na falta, seus sucessores – cônjuge, companheiro, filhos, pais ou irmãos.

Em que circunstâncias pode o assistente interpor recurso?

O assistente poderá interpor os seguintes recursos: a) recurso em sentido estrito da sentença que decretar a extinção da punibilidade (art. 271, CPP) e da decisão que denegar ou julgar deserta a apelação interposta por ele próprio (art. 581, XV, CPP).

Qual o significado do termo libelo?

  • O termo libelo é utilizado no direito eclesiástico para definir a peça inicial de um processo. É o chamado libelo introdutório, onde o autor do pedido de abertura do processo conta a história que motiva o seu pedido. O Libelo é uma exposição escrita e articulada daquilo que se pretende provar contra um réu, concluindo com a declaração da pena, ...

Por que o libelo deixou de existir?

  • Importante destacar que o libelo deixou de existir após a publicação da lei nº 11.. Dicionário Houaiss. Disponível em http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm. Acessado em 09. Veja mais sobre Libelo no DireitoNet. Ainda não há nenhuma pergunta respondida sobre este conteúdo.

Qual a nulidade do libelo no Código de Processo Penal?

  • Causa nulidade a falta do libelo e a de intimação das testemunhas arroladas no libelo. (Art. 564, III, letras f e h do Código de Processo Penal do Brasil.). Porém, embora ainda conste expressamente no Código de Processo Penal, insista-se: tal peça não mais possui aplicabilidade em nosso ordenamento jurídico.

Postagens relacionadas: