O que é alienação Segundo a teoria marxista?

Índice

O que é alienação Segundo a teoria marxista?

O que é alienação Segundo a teoria marxista?

A alienação em Marx é entendida como a relação contraditória do trabalhador com o produto de seu trabalho e a relação do trabalhador ao ato de produção, um processo de objetivação, tornando o homem estranho a si mesmo, aos outros homens e ao ambiente em que vive: “A apropriação surge como alienação, e a alienação como ...

Como é a alienação na sociologia de marxista?

  • A alienação na sociologia de Marx é descrita também como um momento onde os homens perdem-se a si mesmos e a seu trabalho no capitalismo. Para Marx as relações de classe eram alienantes, pois o trabalhador assalariado se encontrava em uma posição de barganha desigual perante o capitalista (empregador).

Por que a alienação é importante para Marx?

  • Ao mesmo tempo, ao fazer isso o trabalhador torna-se alienado da própria produção, gerando para si apenas a angústia da limitação. Além da alienação, que acaba por retirar parte da identidade do trabalhador, outra coisa importantíssima para Marx é a criação de uma nova classe social a partir dessa mercantilização do trabalho.

Qual a importância da teoria da alienação?

  • A importância da teoria da alienação. A teoria da alienação mostra o vazio do sujeito alienado, mostra a descaracterização da própria humanidade, da essência do sujeito. A sujeito se vê como acidente, não como determinante. Sujeito alienado é aquele que não consegue perceber a possibilidade de uma mudança.

Como entender a teoria marxista?

  • Por isso, para compreendermos a teoria marxista, é necessário pensar no trabalho como algo que impacta diretamente a vida do trabalhador da forma mais ampla possível. Ora, segundo Marx, o trabalho é algo que gera uma sensação de satisfação, como se rolasse uma espécie de bem-estar eufórico quando a gente trabalha.

Postagens relacionadas: