O que se entende por adipocitocinas?

Índice

O que se entende por adipocitocinas?

O que se entende por adipocitocinas?

As adipocinas, ou adipocitocinas (do grego adipo-, gordura; citos-, célula; e -kinos, movimento) são citocinas (proteínas sinalizadoras celulares secretadas pelo tecido adiposo. Membros incluem: Leptina. Adiponectina.

O que é são adipocinas Cite exemplos?

Adipocina é a proteína secretada pelo Tecido Adiposo Branco (TAB) e outros tecidos, podendo ser ou não uma citocina (proteína de baixo peso molecular com diversas funções metabólicas e endócrinas que participam da inflamação e resposta do sistema imune, além de serem sensores do balanço energético) que influencia não ...

Porque o obeso e inflamado?

“A gordura em excesso, principalmente visceral, secreta substâncias consideradas pró-inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina-6 (IL-6) e também o PAI-1, que forma trombos ou coágulos.

Quais as principais adipocinas associadas a doenças crônicas?

  • As principais Adipocinas associadas a Doenças crônicas são LEPTINA, RESISTINA, VISFATINA, ADIPONECTINA, PROTEÍNA ESTIMULADORA DE ACILAÇÃO (ASP), FATOR DE NECROSE TUMORAL (TNF- α), INTERLEUCINA 6 (IL-6), INIBIDOR DO ATIVADOR DE PLAMINOGÊNIO-1 (PAI-1), ANGIOTENSINOGÊNIO.

Qual a substância produzida pelo tecido adiposo?

  • Proteína produzida pelo Tecido Adiposo derivada da interação dos compostos conhecidos como complemento C3, fator B e adipsina, reconhecida como estimulante da síntese e acumulação de triacilglicerol no tecido adiposo.

Qual a relação entre adiponectina e obesidade?

  • Assim, pode-se concluir que a ação da adiponectna por meio do AMPK altera a sensibilidade de receptores de insulina. Criando uma possível ligação entre a diabetes tipo II e a obesidade. Lembre-se que pessoas obesas possuem mais tecido adiposo, e que a expressão da adiponectina é inversamente proporcional ao crescimento deste.

Por que a adiponectina é anti-inflamatória?

  • Este efeito anti-inflamatório ainda é reforçado pelo fato da adiponectina antagonizar a IL-1e induzir a expressão da IL-10 (uma citocina anti-inflamatória). Atualmente a adiponectina segue sendo muito estudada, buscando-se aplicações práticas de sua mensuração no plasma, bem como de sua aplicação terapêutica.

Postagens relacionadas: