O quê indústria cultural tem a ver com alienação?

Índice

O quê indústria cultural tem a ver com alienação?

O quê indústria cultural tem a ver com alienação?

Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. ... Assim, ao submeter os consumidores à lógica da Indústria Cultural, a classe dominante promove a alienação nas dominadas.

Qual a relação entre cultura de massa e alienação?

Ainda segundo Adorno e Horkheimer, a Indústria Cultural e a Cultura de Massa são responsáveis pelo processo de alienação e homogeneização da população, uma vez que seus produtos são pré-definidos, homogêneos e carentes de profundidade política ou reflexão social.

Como a indústria cultural pode ser utilizada?

  • Mesmo que a qualidade do produto seja inferior e a experiência não seja a mesma, a indústria cultural pode ser utilizada para fins de acessibilidade, como a reprodução fotográfica de obras, pinturas, esculturas que estão presentes em museus e espaços distantes das classes populares.

Quais são as estratégias da indústria cultural?

  • Para isso, a indústria cultural possui diversas estratégias, como a fabricação de ídolos e celebridades. A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, com a capacidade crítica de julgar e decidir conscientemente.

Por que a indústria cultural impede a formação de autônomos?

  • A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, com a capacidade crítica de julgar e decidir conscientemente. O pensamento crítico é o requisito para uma sociedade verdadeiramente democrática, o que não ocorre com a indústria cultural, pois ela age no sentido de massificar e impedir a emancipação do pensamento.

Postagens relacionadas: