O que é e exemplos de aliteração e assonância?

Índice

O que é e exemplos de aliteração e assonância?

O que é e exemplos de aliteração e assonância?

Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. ... Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes “p” e “t”. Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

Quais são os exemplos de aliteração?

  • Confira exemplos de Aliteração. Alguns exemplos são muito comuns e todos já os conhecem por sua popularidade. Eles mostram a Aliteração presente em ditados populares, versos folclóricos, brincadeiras infantis.

Quais são os exemplos de aliteração na música?

  • Exemplos de Aliteração na Música. Jorge Ben Jor, abusa do “ch” em sua música Chove Chuva. Quase nos faz ouvir o barulho da chuva, com a repetição simultânea do som do ch.

Por que não usar a aliteração fora do contexto?

  • A aliteração deve ser usada como um recurso estilístico, por isso é preciso tomar cuidado para não utilizá-la fora de contexto, pois pode trazer prejuízos ao enunciado. Por isso, evite o uso exagerado das figuras de linguagem, inclusive a aliteração, em textos em que a função poética da linguagem não é predominante.

Como ocorre a aliteração na língua portuguesa?

  • Mas, é bom salientar, que a aliteração consiste na repetição do fonema e não simplesmente da letra, isso porque a correspondência entre esses dois elementos nem sempre ocorre na língua portuguesa. Por exemplo, nos vocábulos: tá x i, e x ame e en x aqueca, a letra é a mesma, mas, os fonemas são diferentes.

Postagens relacionadas: