O que é o alienante imediato?

Índice

O que é o alienante imediato?

O que é o alienante imediato?

É que o caput do inciso I possibilita ao adquirente denunciar à lide aquele que lhe vendera, diretamente, o bem (alienante imediato). ... Na contestação, “A” denuncia à lide quem lhe vendeu o bem (“C”), porque é com ele que possui relação jurídica imediata.

Quem pode fazer a denunciação da lide?

Nos termos do art. 125 do novo CPC, “é admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes: I – ao alienante imediato, no processo relativo à coisa cujo domínio foi transferido ao denunciante, a fim de que possa exercer os direitos que da evicção lhe resultam; ... 125, II, CPC/2015).

Quais são as possibilidades e qual a finalidade da denunciação da lide?

É a forma de intervenção de terceiros na qual estes são chamados ao processo na qualidade de litisconsorte da parte que o chamou. A denunciação da lide serve para que uma das partes possa exercer contra terceiros seu direito de regresso, sendo utilizada nas ações reivindicatórias ou de domínio.

É possível a denunciação da lide de quem já é parte no processo?

A denunciação da lide contra corréu que integra a relação processual é permitida, não havendo violação ao artigo 70 do Código de Processo Civil de 1973 ou ao artigo 125 do novo CPC.

Quem pode fazer o chamamento ao processo?

É admissível o chamamento ao processo, requerido pelo réu: I – do afiançado, na ação em que o fiador for réu; II – dos demais fiadores, na ação proposta contra um ou alguns deles; III – dos demais devedores solidários, quando o credor exigir de um ou de alguns o pagamento da dívida comum.

O que é Litisdenunciante?

O litisdenunciado, nas hipóteses dos incisos I e III do art. 70 do CPC, não é, a rigor, um litisconsorte do denunciante, pelo menos no sentido dos arts. ... É que, para coadjuvar o denunciante em face do respectivo adversário, o litisdenunciado só intervém se quiser. No caso do inciso II do art.

O que é a denunciação à lide?

A denunciação da lide – chamamento de outra pessoa para responder à ação – é uma possibilidade existente no ordenamento jurídico para dar celeridade processual, quando é evidente a responsabilização de terceiro no caso de derrota na ação principal.

O que é uma denunciação da lide?

A denunciação da lide – chamamento de outra pessoa para responder à ação – é uma possibilidade existente no ordenamento jurídico para dar celeridade processual, quando é evidente a responsabilização de terceiro no caso de derrota na ação principal.

Quem tem direito ao alienante imediato?

  • I – ao alienante imediato, no processo relativo à coisa cujo domínio foi transferido ao denunciante, a fim de que possa exercer os direitos que da evicção lhe resultam; II – àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que for vencido no processo.

Qual o significado de alienante?

  • Significado de Alienante Por Toni Delton de Lima (MG) em É o indivíduo que está cedendo o seu bem a outrem. É o sujeito que transfere aquilo que estava em seu domínio para um terceiro. Uma pessoa ou empresa, cede um bem (exemplo: máquina) para outra pessoa ou empresa, bem que será devolvido. 157

Qual a diferença entre imediato e mediato?

  • Diferença entre Imediato e Mediato. imediato ou mediato: Tamanho das palavras, vogais, consoantes, palavras ao contrário.

Postagens relacionadas: