O que é um alongamento balístico?

Índice

O que é um alongamento balístico?

O que é um alongamento balístico?

O balístico é caracterizado pelo uso de movimentos vigorosos e rítmicos de um segmento do corpo, pelo alcance do movimento, com o objetivo de alongar o músculo ou o grupo muscular8, enquanto a técnica do contrair-relaxar usa uma leve contração isométrica do músculo agonista, que inibe o músculo a ser alongado, e depois ...

O que é alongamento dinâmico ou balístico?

O alongamento balístico baseia-se numa alternância de posições à custa da contração muscular mais a energia cinética e potencial do segmento, não sendo o movimento controlado; o alongamento dinâmico pressupõe uma contração voluntário com um controlo maior do movimento executado entre ambas as posições finais [2].

Para que serve o alongamento balístico?

O alongamento balístico é considerado o método de alongamento mais desvantajoso para o desenvolvimento da flexibilidade por provocar uma resistência contínua ao alongamento e ser pouco controlado, o que pode ser um fator potencial ao risco de lesões.

Como é realizado a técnica do alongamento passivo?

É uma técnica manipulativa na qual o sujeito utiliza ativamente seus músculos a partir de uma posição controlada em uma direção específica contra uma força contrária. Podendo ser aplicada para alongar músculos encurtados, fortalecer músculos enfraquecidos e mobilizar articulações com mobilidade restrita (ALTER, 1999).

Qual é a técnica de alongamento?

Os movimentos de alongamento devem ser feitos relaxando-se a musculatura trabalhada, de forma estável e mantendo-se a atenção sobre os músculos que estão sendo alongados naquele momento. Devem ser realizados de maneira suave, sem balanceios, mantendo-se a posição em torno de 20 a 30 segundos.

Qual é a principal função do alongamento estático e do dinâmico?

Resposta: No estático, permanece-se em uma posição por determinado tempo (30 segundos, por exemplo) alongando músculos e tendões. Já no dinâmico, que significa ativo, enérgico ou vigoroso, são usados movimentos de saltos, corridas e outros para promover a amplitude de movimento e flexibilidade.

Quais os tipos de alongamento?

  • Tipos de alongamento. Existem diversas formas de realizar alongamento. Entre as principais, estão: Alongamento dinâmico ou balístico; Alongamento estático; Facilitação neuromuscular proprioceptiva; Alongamento específico; Alongamento passivo

Quando deve você praticar o alongamento?

  • "Se a sua flexibilidade é ruim, você deve praticar todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados", ele ressalta. Alongamento antes ou depois do exercício? Isso vai depender do seu objetivo depois de se alongar. "O alongamento estático (sem movimento) antes do exercício gera um ganho por um curto período de tempo da flexibilidade.

Quais são os benefícios do alongamento?

  • Entre as principais, estão: 1 Alongamento dinâmico ou balístico 2 Alongamento estático 3 Facilitação neuromuscular proprioceptiva 4 Alongamento específico 5 Alongamento passivo

Qual o tempo ideal para um alongamento?

  • Esse é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática. Segundo o educador físico Newton Nunes, o tempo ideal de alongamento em cada posição pode variar entre 20 e 30 segundos. Permanências superiores são desnecessárias para a realização da prática esportiva.

Postagens relacionadas: