Que é alienação para Ludwig Feuerbach?

Índice

Que é alienação para Ludwig Feuerbach?

Que é alienação para Ludwig Feuerbach?

Para Feuerbach, a alienação religiosa segue-se dentro de uma teoria teológica buscando a razão e a essência do homem no mundo, mas o homem é essencialmente antropológico na característica humana, pois adquire sentimentos e sensibilidade.

Qual o pensamento de Ludwig Feuerbach?

Seu pensamento, o qual mantém que na base de tudo está a natureza, vem indicar que este cria tanto Deus quanto a religião. ... O objetivo de Feuerbach é mostrar que Deus e a religião são um espelho do homem, trazendo, na sua base, a essência dele, algo que este precisaria de fato tomar consciência.

O que é alienação para Hegel?

De acordo com o pensamento de Hegel, quando um indivíduo produz algo, sua potencialidade é transferida para a coisa produzida. ... O indivíduo alienado não tem consciência de si mesmo, ele perde seu valor, seus interesses, sua vitalidade e individualidade.

O que o filósofo alemão Feuerbach?

Nascido em Rechenberg em 1804, Ludwig Andreas Feuerbach foi um filósofo alemão conhecido pelo estudo da teologia humanista. Ele foi aluno do filósofo Hegel, porém, abandonou os estudos hegelianos para, em 1828, iniciar estudos em ciências naturais.

Como Feuerbach define a religião?

Já em A Essência da Religião e nos Complementos e Esclarecimentos para a Essência da Religião, Feuerbach analisa a religião natural, na qual deus é um ser físico, idêntico à natureza. Assim como a religião cristã transformou a essência humana em deus, do mesmo modo a religião natural fez da natureza um deus.

Por que dizemos que Hegel analisa o conceito de alienação pelo lado positivo enquanto Marx pelo lado negativo?

Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, não pelo que ele é.

Quais são as principais obras de Feuerbach?

  • Dentre as obras de Feuerbach, as principais são: Da razão, una, universal, infinita (1828); Pensamentos sobre morte e imortalidade (1830); Sobre a crítica da filosofia positiva (1838); Crítica da filosofia hegeliana (1839); A essência do cristianismo (1841); Sobre a apreciação do escrito “A essência do cristianismo” (1842);

Qual a interpretação da alienação?

  • Outra interpretação é a de que a alienação é um afastamento de si mesmo, um processo através do qual o homem pensa a si, através de suas ações, como estranho a sua própria natureza, vendo-se como "coisa" (reificação), afastando-se da natureza humana.

Como se dá a alienação?

  • Segundo Hegel, a alienação é uma característica essencial do homem (a mente finita). A alienação se dá por meio da produção de coisas, ...

Quem foi o primeiro a apresentar o conceito de alienação?

  • A despeito das influências anteriores, Hegel, Ludwig Feuerbach e Karl Marx, foram os três primeiros a apresentar uma elaboração explicita do conceito de alienação e cuja interpretação é base para as discussões sobre o conceito, seja em filosofia, sociologia ou psicologia. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich.

Postagens relacionadas: