O que é o aconselhamento genético em câncer?
Índice
- O que é o aconselhamento genético em câncer?
- Quando o aconselhamento genético é indicado?
- Como é feito o aconselhamento genético?
- Quais as desvantagens do aconselhamento genético?
- Como prevenir o câncer genético?
- O que é Oncogenética?
- Quando uma família ou casal deve procurar o aconselhamento genético?

O que é o aconselhamento genético em câncer?
O aconselhamento genético consiste em uma ou mais consultas com um especialista em genética, onde a primeira consulta geralmente envolve uma discussão aprofundada sobre seu histórico médico pessoal e familiar envolvendo as últimas três gerações, incluindo: Pessoas da família diagnosticadas com câncer.
Quando o aconselhamento genético é indicado?
O aconselhamento genético pode ser feito no pré-natal e é indicado principalmente em caso de gravidez em idade avançada, em mulheres portadoras de doenças que podem afetar o desenvolvimento do embrião e em casais com laços familiares, como primos, por exemplo.
Como é feito o aconselhamento genético?
O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Com essa probabilidade, é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação.
Quais as desvantagens do aconselhamento genético?
A desvantagem desse tipo de abordagem é o impacto psicológico que pode ser causado em ambos os indivíduos assintomáticos afetados, principalmente os mais jovens, além dos parentes não afetados.
Como prevenir o câncer genético?
O câncer hereditário ocorre frequentemente de forma mais precoce do que o câncer esporádico do mesmo tipo, por isso se recomenda a realização do rastreamento frequente em pessoas mais jovens com antecedentes de câncer hereditário na família.
O que é Oncogenética?
O objetivo principal do Departamento de Oncogenética é identificar pessoas portadoras de tumores raros ou que tenham risco aumentado de desenvolver câncer devido a alterações genéticas, muitas vezes em função da grande incidência da doença na família.
Quando uma família ou casal deve procurar o aconselhamento genético?
Normalmente o aconselhamento genético é indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos. Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias.