O que significa armas de alma lisa e raiada?

Índice

O que significa armas de alma lisa e raiada?

O que significa armas de alma lisa e raiada?

São armas com o cano raiado ou de “alma raiada” (rifled barrel) os rifles, as carabinas, as pistolas e os revólveres. As armas de alma lisa (smoothbore), todavia, não entraram em total desuso. As modernas espingardas, em decorrência do tipo de projéteis que disparam, não utilizam nenhum raiamento no cano.

O que significa arma de alma lisa?

É aquela isenta de raiamentos, com superfície absolutamente polida, como, por exemplo, nas espingardas. As armas de alma lisa têm um sistema redutor (choque), acoplado ao extremo do cano, que tem como finalidade controlar a dispersão dos bagos de chumbo.

Quais os componentes do cartucho de arma de alma raiada?

Os cartuchos destinados a armas de alma lisa apresentam os seguintes elementos essenciais: estojo, espoleta, pólvora, projéteis (projéteis singulares, balins ou projéteis Page 22 especiais) e buchas e discos de papelão.

Qual a função da alma raiada?

As armas de alma raiada são aquelas que utilizam cartuchos de munição com projéteis unitários. Podem ser curtas (revólveres, garruchas, pistolas, etc.), ou longas (carabinas, fuzis, etc.).

Qual é o alcance de uma bala de canhão?

Enquanto os canhões dão tiros retos e curtos, de até 3 km, os obuseiros dão tiros em forma de parábola, a até 11 km de distância.

O que significa a gíria canhão?

Pessoa feia, horrorosa, que envergonha quem está junto dela.

Qual a composição de um cartucho completo?

Na munição de carregamento separado, um cartucho completo consiste em três componentes: o projétil a ser disparado, o propelente (em vários recipientes, geralmente combustíveis) e a espoleta.

Postagens relacionadas: