Como fazer alienação fiduciária?

Índice

Como fazer alienação fiduciária?

Como fazer alienação fiduciária?

Para tirar a alienação fiduciária do Registro de Imóvel após a quitação de um empréstimo com garantia de bem ou refinanciamento, o devedor deve ir até o Cartório de Registro de Imóvel com a documentação necessária e referente à quitação da dívida para solicitar a atualização.

O que é alienação de bens imóveis?

Alienação de bens é a transferência de domínio de bens de um indivíduo para terceiros. A alienação de bens é qualquer item de valor econômico de propriedade de um indivíduo, como imóveis, moto, automóvel, barco, computador, filmadora etc., ou corporação , que pode ser convertido em dinheiro .

Qual a peculiaridade da alienação fiduciária?

  • A peculiaridade da alienação fiduciária, que a distingue das outras garantias reais, é que o credor (geralmente um banco) se torna dono da coisa, numa figura de propriedade resolúvel. Ou seja, feito o pagamento, extingue-se o domínio do credor/banco e o devedor passa a ser, então, o dono pleno e exclusivo.

Como funciona o contrato de alienação fiduciária?

  • Sendo referente a imóveis, obviamente o contrato de alienação fiduciária deve ser levado a registro no cartório de imóveis respectivo, onde o bem em questão tem sua matrícula. Desdobramento da posse. Quando operada a alienação fiduciária, ocorre o que se chama desdobramento da posse.

Como ocorre a alienação fiduciária de um imóvel?

  • Seguindo a mesma lógica, a alienação fiduciária de um imóvel acontece quando uma pessoa faz um empréstimo com garantia ou financiamento, deixando este mesmo imóvel como garantia de pagamento.

Qual a garantia da alienação fiduciária?

  • A alienação fiduciária é uma garantia real. Uma vez que é nessa modalidade que existe uma garantia de pagamento real inserida no processo. O cliente oferece um bem para que o credor tenha como ser ressarcido caso em algum momento ele não arque com a dívida.

Postagens relacionadas: