Qual a diferença entre fonema e Alofone?

Índice

Qual a diferença entre fonema e Alofone?

Qual a diferença entre fonema e Alofone?

Os fonemas são representados em um nível abstrato, subjacente, no qual integram as formas das palavras da língua. Os alofones integram o nível de superfície, que contém as formas fonéticas, as quais incluem um conjunto maior de segmentos do que o inventário fonológico da língua.

Como podemos definir alofones?

Os alofones são as realizações fonéticas de um mesmo fonema, variação essa que é condicionada por fatores contextuais (inerentes à vizinhança fonética ou coarticulação), dialetais (em função da variedade geográfica que é falada) ou que simplesmente decorre de opções estilísticas individuais.

É a realização fonética de um mesmo fonema?

Os alofones ou variantes alofónicas são sons da fala que constituem uma variante ou realização fonética de um mesmo fonema, sendo, na maior parte dos casos, predizíveis a partir de um determinado contexto e podendo ser descritos em termos de regras fonológicas.

Como ocorre uma variação livre?

Já outro tipo é o da variação livre, quando os falantes da língua divergem na articulação do mesmo fonema ou um mesmo falante muda a articulação conforme o registro em que fala.

O que são fonemas exemplos?

Fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. ... Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.

O que é variação condicionada?

1. ª - Variante combinatória, condicional ou contextual: variante que pode ocorrer em qualquer dos domínios da língua e cuja escolha obedece ao contexto.

Postagens relacionadas: