E baixa autoestima ou baixa estima?

Índice

E baixa autoestima ou baixa estima?

E baixa autoestima ou baixa estima?

O professor Pasquale esclarece que quando alguém diz que tem baixa autoestima, o sentimento que o indivíduo tem em relação a si mesmo é baixa. Caso contrário, ele pode ter alta autoestima, ou seja, reconhecer que tem um grande valor.

O que é autoestima e alta?

A forma correta é autoestima, pois o prefixo "auto" significa "por si mesmo", o que indica que autoestima é a estima que a pessoa tem por ela própria. ... O que pode existir é "autoestima alta" que descreve um indivíduo que tem uma elevada estima por si própria.

Qual o significado da autoestima baixa e alta?

  • E qual o significado de autoestima baixa e alta? Definimos esta construção psicológica como uma propriedade individual baseada no quanto podemos a chegar a valorizar-nos a nós mesmos. A autoestima tem origem na autoimagem e na capacidade de gostar e apreciar o nosso eu.

Qual o perfil de baixa autoestima?

  • Este perfil dificilmente se sente inibido, inseguro ou coagido, podendo estabelecer relacionamentos sem projetar sentimentos destrutivos. Baixa autoestima pode criar sentimentos intensos de inferioridade e incapacidade, gerando até mesmo transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Como uma baixa autoestima pode ser notada?

  • Uma baixa autoestima pode ser notada em aspetos tão simples como evitar mostrar certas opiniões próprias ou ficar sempre na expectativa de que os outros tomem decisões sobre o tempo livre, como que filme assistir no cinema, por exemplo. As pessoas com autoestima baixa também costumam idealizar a atitude de quem projeta muita confiança neles mesmos.

Quais são as pessoas com baixa autoestima?

  • As pessoas com baixa autoestima são hipercríticas com elas mesmas, uma vez que exageram os seus defeitos e ignoram as suas virtudes. Desde essa perspetiva, não são conscientes de todo o potencial que possuem como seres humanos únicos e irrepetíveis.

Postagens relacionadas: