Qual exame deve ser solicitado mensalmente para controle de tratamento da tuberculose pulmonar?

Qual exame deve ser solicitado mensalmente para controle de tratamento da tuberculose pulmonar?

Qual exame deve ser solicitado mensalmente para controle de tratamento da tuberculose pulmonar?

Além do diagnóstico, a baciloscopia deve ser realizada mensalmente em todos os casos de TB pulmonar para controle do tratamento e a avaliação da sua efetividade.

Quais exames detectam tuberculose ganglionar?

O diagnóstico é feito por meio de ultrassom e aspiração do gânglio linfático. O material extraído é submetido ao exame histopatológico (quando se examina um fragmento de tecido extraído do paciente), exame direto e cultura específica para microbactérias.

Qual a medida mais eficaz para interromper a cadeia de transmissão da tuberculose?

Para interromper a cadeia de transmissão da doença é fundamental a descoberta oportuna dos casos de tuberculose ativa. Sendo assim, a busca ativa de SR deve ser uma estratégia priorizada pelos aCs.

Quais as medidas de controle da tuberculose?

O emprego de medidas de controle de infecção também faz parte das ações de prevenção da doença, tais como: manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar (higiene da tosse); e evitar aglomerações.

Como detectar tuberculose no hemograma?

Os exames laboratoriais inespecíficos pouco ajudam no diagnóstico da tuberculose. O hemograma pode evidenciar anemia decorrente de doença crônica, sem alterações leucocitárias específicas. No caso de comprometimento medular por tuberculose, geralmente observa-se a queda de produção das 3 séries (pancitopenia).

Qual médico trata tuberculose ganglionar?

O tratamento para tuberculose ganglionar é feito de acordo com a orientação de um pneumologista, infectologista ou clínico geral e normalmente é indicado o uso de antibióticos por no mínimo 6 meses, e em alguns casos a cirurgia para retirada do gânglio inflamado pode ser recomendada.

O que mantém a cadeia de transmissão ativa da tuberculose?

Os pacientes bacilíferos, portadores de tuberculose pulmonar e laríngea que eliminam bacilos na expectoração, mantêm a cadeia de transmissão.

Qual é a forma de transmissão da tuberculose?

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Qual a diferença entre administração direta e indireta?

  • Na Administração Indireta, são as próprias pessoas jurídicas que respondem civilmente. Apesar de parecer um assunto simples, a diferença entre Administração Pública Direta e Indireta e os tipos de entidades que fazem partes delas, costumam confundir muitos candidatos nas provas de concursos.

Qual a importância da administração pública direta e indireta?

  • A disciplina Administração pública direta e indireta é de fundamental importância na medida em que traz conceitos básicos fundamentais para o estudo do Direito Administrativo, propiciando o correto entendimento dos Órgãos Públicos, Administração Pública, Autarquia, Empresa Pública, Fundação Pública, Sociedade de Economia Mista e Agências ...

Como é possível distinguir a administração regional e a administração indireta?

  • Por isso, também na Administração Regional (autónoma) é possível distinguir a Administração direta (com serviços centrais e periféricos) e a Administração indireta (com Serviços personalizados, Fundos personalizados e Entidades públicas empresariais).

Quem é a administração direta?

  • Segundo o professor José dos Santos Carvalho Filho, a Administração Direta constitui o conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado. (CARVALHO FILHO, 2005, p. 402)

Postagens relacionadas: