O que é o alongamento muscular?

Índice

O que é o alongamento muscular?

O que é o alongamento muscular?

O alongamento muscular é de suma importância para manutenção da qualidade de vida, melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular.

Como é feito o alongamento muscular?

Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados. Assim, preparam-se os músculos, que ficam protegidos de possíveis lesões e têm seu desempenho potencializado.

Quais são os tipos de alongamentos muscular?

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

Quem deve se alongar *?

O alongamento é uma prática é recomendada para todos, dos sedentários aos atletas, para melhorar a flexibilidade. Mesmo pessoas sedentárias devem alongar, para assim diminuir a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária.

O que é o alongamento articular?

O alongamento pode ser utilizado como manobra terapêutica para aumentar o comprimento de tecidos moles que estejam encurtados, podendo ser definido também como técnica utilizada para aumentar a extensibilidade músculo-tendinosa e do tecido conjuntivo Peri articular, de tal modo contribuindo para aumentar a ...

Como deve ser feito o alongamento correto?

Dicas importantes:

  1. Faça pelo menos 15 minutos antes e após qualquer atividade física;
  2. Use somente posições estáticas, sem balançar o corpo;
  3. Alongue-se de forma relaxada e sem sentir dor;
  4. Em dias de frio, mantenha-se agasalhado para evitar friagem;
  5. Durante cada exercício, respire pausadamente.

Quais os tipos de alongamentos musculares?

  • Existem alguns tipos de alongamentos musculares, porém, os mais comuns são: Alongamento estático: é aquele em que a pessoa permanece parada estática alongando o músculo até certo ponto e mantendo a posição por 30 segundos. Esse é o método de menor risco de lesões.

Quais são os benefícios do alongamento muscular?

  • Dessa forma os seus benefícios irão facilitar na prevenção de lesões, bem como ajudar no desempenho físico, dando mais segurança na hora dos treinos e é claro colaborando para uma melhor qualidade de vida. Para quem deseja usufruir de todos os benefícios do alongamento muscular uma dica bastante interessante é praticar yôga e pilates.

Como é feito o alongamento da musculatura?

  • Realizado com ajuda de forças externas (aparelhos, terapeuta) em um estado de relaxamento da musculatura a ser alongada. O terapeuta aplica uma força externa e controla a direção, velocidade, intensidade e duração do alongamento dos tecidos moles, que serão alongados além de seu comprimento de repouso.

Como realizar exercícios de alongamento muscular?

  • Para evitar rigidez e outros desconfortos, é aconselhável realizar exercícios regulares de alongamento. E não só aqueles que praticam esportes, mas também aqueles que trabalham em um escritório. O alongamento muscular visa aumentar, manter e prevenir a deterioração da flexibilidade e elasticidade dos músculos.

Postagens relacionadas: