O que é alteração afetiva?

Índice

O que é alteração afetiva?

O que é alteração afetiva?

Por dissociação afetiva, compreende-se uma alteração da referência dos sentimentos e das emoções às circunstâncias do momento, dando como resultado uma alteração das conexões normais no sentido de inadequação afetiva. Fala-se, em sentido geral de "dissociação afetiva" como uma dissolução das lógicas dos sentimentos.

O que é afeto na psiquiatria?

Define-se afeto como a qualidade e o tônus emocional que acompanham uma idéia ou represen- tação mental.

Quais são as patologias da afetividade?

Hipomodulação do afeto: Incapacidade do paciente de modular a resposta afetiva de acordo com a situação existencial. Inadequação do afeto ou paratimia: Reação completamente incongruente a situações existenciais. Embotamento afetivo: Perda profunda de todo tipo de vivência afetiva, é observável pela postura, atitudes.

Qual o significado de embotamento afetivo?

Embotamento afetivo é um comportamento em que o individuo apresenta dificuldade em expressar emoções e sentimentos; o individuo pode permanecer sendo afetado por suas vivencias (alegria, raiva, tristeza, desespero) entretanto não expõe, logo, não modifica seu semblante, sua entonação, seu olhar.

Qual o conceito de afetividade?

  • Um dos grandes pensadores que abordou o conceito de afetividade foi o psicólogo francês Henri Wallon. Segundo Wallon, a inteligência não é o elemento mais importante do desenvolvimento humano, mas esse desenvolvimento dependia de três vertentes: a motora, a afetiva e a cognitiva.

Qual o estado psicológico da afetividade?

  • A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

Como a afetividade se manifesta?

  • Faz-se presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida. Diretamente ligada à emoção, a afetividade consegue determinar o modo com que as pessoas visualizam o mundo e também a forma com que se manifesta dentro dele.

Quando a pessoa não consegue excluir a afetividade emocional?

  • Quando uma pessoa não consegue excluir a afetividade de sua vida, podem ainda tornar-se incontinentes emocionais. A incontinência emocional é uma alteração da afetividade onde o indivíduo não consegue se dominar emocionalmente.

Postagens relacionadas: