O que é parênquima heterogêneo na tireoide?

Índice

O que é parênquima heterogêneo na tireoide?

O que é parênquima heterogêneo na tireoide?

Nas fases finais da tireoidite crônica, a tireoide está com tamanho reduzido, os contornos são mal definidos, a textura é difusamente heterogênea e ecogênica, em virtude da extensa fibrose. Nesta fase ocorre uma redução significativa da vascularização da glândula ao mapeamento com o Doppler colorido.

Qual a alteração na textura da tireóide?

  • Alteração na textura da tireóide é vista através do exame de ultrassonografia, que indica que o aspecto da glândula não é homogêneo, todo igual, e que podem existir algumas áreas com aspecto diferente da glândula normal. Pode representar uma tireoidite, inflamação da tireóide, que pode ou não alterar os hormônios que ela secreta.

Por que o tecido tireoidiano é hipoecogênico?

  • Nas tireoidites (Fig 3 e 4), o tecido tireoidiano (parênquima) aparece hipoecogênico, em outras palavras, mais escuro que o normal (Fig 2) e com áreas de diferentes texturas (textura heterogênea).

Qual a diferença entre a tireóide normal ao ultrassom?

  • Uma das áreas com maior benefício nesse estudo são as tireoidopatias crônicas. À ultrassonografia a tireoide normal tem contornos lisos, margens regulares, textura homogênea e ecogenicidade relativamente maior, comparada aos músculos cervicais adjacentes (Figura 1). Figura 1 – Tireoide normal ao ultrassom.

Qual é a tireoide?

  • Os resultados são descritos em artigo publicado na revista científica Journal of the Endocrine Society. A tireoide é uma glândula do corpo humano, localizada no pescoço, que regula a produção e consumo de energia do organismo (metabolismo).

Postagens relacionadas: