Qual o significado de alteridade e empatia?

Índice

Qual o significado de alteridade e empatia?

Qual o significado de alteridade e empatia?

Enquanto a empatia refere-se à capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir a dor do outro de maneira imaginária ou por analogia, a alteridade é a capacidade de reconhecer que o outro é daquele jeito porque ele é, essencialmente, diferente de você.

Como você se coloca no lugar do outro?

Como ser mais empático?

  1. Evitar julgamentos. Assim que o outro começar a contar a sua história, apenas receba, sem mais ou menos. ...
  2. Não compare suas experiências pessoais. Um indivíduo isolado é único, seja por suas falhas ou virtudes. ...
  3. Entenda o outro como ele é

Qual o significado da palavra alteridade?

  • A alteridade é a prática de reconhecer o outro como uma singularidade psicológica. Não há, na língua portuguesa, um correspondente direto da palavra alteridade, porém um correspondente possível de aplicar-se ao termo é a palavra empatia. A palavra empatia advém do grego empatheia, que significa, literalmente, “na paixão”.

Quais são os meios de alteridade?

  • Os meios de alteridade tomam o lugar do “outro”, alternando a própria perspectiva com os outros, ou seja, a alteridade se torna um bom sinal de interesse compreendido. Por isso, é responsável por promover o diálogo e os acordos e até mesmo o caminho da paz a qualquer conflito.

Por que a alteridade é uma prática?

  • Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

Qual o significado de alteridade para a psicologia?

  • O significado de alteridade para a psicologia não se encontra afastado dos significados filosófico e comum do termo, com a exceção de que os psicólogos serviram-se muito dos estudos antropológicos para incrementar um significado no termo que remete à cultura.

Postagens relacionadas: