Qual a importância da alteridade para a antropologia?

Índice

Qual a importância da alteridade para a antropologia?

Qual a importância da alteridade para a antropologia?

Alteridade na Antropologia A Antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. ... Como a alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro, ela assume um papel essencial na antropologia.

Qual o conceito de alteridade?

  • Ela também traz questões éticas e faz pensar sobre qual o projeto de comunidade ou de sociedade se quer construir. O conceito de alteridade é utilizado em diversos campos para pensar o mundo que nos rodeia. Afinal, a todo momento as pessoas são confrontadas com o outro.

Por que a alteridade é uma prática?

  • Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

Qual a ciência da alteridade?

  • A Antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. Com um objeto de estudo tão vasto e complexo, é imperativo poder estudar as diferenças entre várias culturas e etnias. Como a alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro, ...

Como reconhecer a alteridade?

  • Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia. Veja também: Desigualdade social – um dos resultados da falta de alteridade no âmbito social

Postagens relacionadas: