O que é alteração degenerativa da articulação temporomandibular?

Índice

O que é alteração degenerativa da articulação temporomandibular?

O que é alteração degenerativa da articulação temporomandibular?

Introdução: As Desordens Temporomandibulares (DTMs) são caracterizadas por sinais e sintomas como dor, ruídos articulares e limitação da função. Quando afetam a articulação temporomandibular (ATM) podem evoluir, gerando alterações degenerativas nas superfícies articulares.

O que é Osteofito na ATM?

O osteófito, popularmente conhecido como bico de papagaio, é um processo degenerativo articular (osteoartrose) e também pode se manifestar na ATM. Nestes casos, a cartilagem articular da vertente anterior da cabeça da mandíbula torna-se um verdadeiro resíduo mineralizado, o que confere o aspecto “bico de papagaio”.

Quais são os processos degenerativos da articulação temporomandibular?

  • Os processos degenerativos da articulação temporomandibular (ATM) são condições patológicas de origem multifatorial e indefinida. Apesar de existirem diversas patologias capazes de levar à degradação tecidual, a osteoartrite associada aos desarranjos internos é a forma mais comum de alterações degenerativas que afetam a ATM.

Quais são as articulações da coluna vertebral?

  • Há um par de articulações facetarias em cada nível e eles são nominados a partir dos corpos vertebrais que eles conectam. Por exemplo, a articulação da faceta L4/5 conecta os corpos vertebrais lombares (L4 e L5). A coluna vertebral é composta por uma série de ossos chamados vértebras.

Qual a função da articulação temporomandibular?

  • Responsável por toda movimentação da mandíbula, a articulação temporomandibular (ATM) permite complexos movimentos mastigatórios e está sujeita à diversas patologias.

Qual a terapia para a síndrome da articulação facetária?

  • A neurotomia de radiofreqüência para a síndrome da articulação facetária fornece tipicamente alívio dos sintomas por cerca de um ano. A fisioterapia pode ajudar a recuperar força e flexibilidade para que você possa retomar suas atividades favoritas. Se você sentir dor novamente, o tratamento pode ser repetido.

Postagens relacionadas: