O quê alteridade na psicanálise?

Índice

O quê alteridade na psicanálise?

O quê alteridade na psicanálise?

A alteridade para a psicanálise lacaniana não está posta somente no outro, como aquele que é diferente, mas como sujeito cindido que apresenta a estranheza que habita em si. ... Assim, escutar o outro requer condições de acolhimento que também indicam a posição frente à alteridade que nos atravessa, como Outro.

O que é significante para a psicanálise?

O significante seria a parcela material do signo linguístico (o som da palavra, por exemplo). ... Para Lacan, a experiência psicanalítica teria demonstrado que o significado é extremamente volátil, evanescente, como um fluido que desliza ao longo da cadeia de significantes.

O que significa o grande outro Para Lacan?

O grande Outro é o inconsciente. É uma Outra cena. Não que o inconsciente seja a condição da linguagem, mas que a linguagem seja a condição do inconsciente. ... A falta de um significante no Outro, torna impossível a relação biunívoca.

O que você entende por alteridade?

Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

Qual a diferença entre significante para significado?

Significante: É o elemento tangível, perceptível, material do signo. Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo.

Quais são os traços da pré-psicanalítica?

  • Keywords: desire; drive; alterity; Freudian theory. Já nas obras comumente chamadas de pré-psicanalíticas, Freud apresenta os traços principais do conceito de "desejo" que desenvolverá em obras posteriores.

Qual é o significado da alteridade?

  • Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia.. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro.

Qual o princípio da alteridade?

  • Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro".

Qual a ciência da alteridade?

  • A Antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. Com um objeto de estudo tão vasto e complexo, é imperativo poder estudar as diferenças entre várias culturas e etnias. Como a alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro, ...

Postagens relacionadas: