Quais as principais características dos estágios de Wallon?

Índice

Quais as principais características dos estágios de Wallon?

Quais as principais características dos estágios de Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.

Quais são os campos funcionais?

Na concepção de Wallon, existe quatro campos funcionais – movimento (ato motor ou motricidade), afetividade, inteligência e pessoa (formação do eu).

É característica do estágio do personalismo para Henri Wallon?

O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

O que é desenvolvimento humano para Wallon?

Na proposta da teoria de Henri Wallon, o desenvolvimento é visto como uma passagem advinda da completa imersão social. ... Wallon afirmava que o desenvolvimento surge por meio de uma sucessão de estágios. Um caminho contínuo e assistemático, de modo que a criança oscila entre a inteligência e afetividade.

O que é a psicogênese da pessoa completa?

Para tanto, propõe a Psicogênese da Pessoa Completa, o estudo integrado do desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil: afetivo, motor e cognitivo. Wallon considera o sujeito como "geneticamente social" e estudou a criança contextualizada, nas relações com o meio.

Qual o significado do termo “funcional”?

  • O termo “funcional”, segundo o dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.

Como funciona o treinamento funcional?

  • "Além de ser um ótimo exercício para fortalecer os músculos, o treinamento funcional também trabalha o sistema cardiorrespiratório. Afinal, exige velocidade de execução das tarefas e alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas", explica Marco Rodrigo.

Qual o benefício do treino funcional?

  • O principal benefício do treino funcional é a segurança da execução, quando é orientado por profissional especializado, é claro. Assim, você evita que os quadris saiam do lugar, ou outras partes do corpo estejam desalinhadas. Isto é, pode potencializar ao máximo os músculos alvos, já que evita erros que comprometem o exercício.

Qual a lei da integração funcional?

  • 3- Lei da integração funcional, caracterizando esta seqüência de estágio como uma relação hierárquicos sendo os primeiros estágios mais simples evoluindo para os mais complexos, conforme o meio e o sistema nervoso (biológico).

Postagens relacionadas: