O que é processamento auditivo alterado?

Índice

O que é processamento auditivo alterado?

O que é processamento auditivo alterado?

O PAC alterado ou a desordem do Processamento Auditivo Central não significa falta de audição ou problemas nela e sim uma determinada dificuldade em processar e interpretar o estímulo auditivo que foi detectado pelo ouvido, e normalmente pode vir junto com um Déficit de Atenção.

O que é distúrbio no processamento auditivo central?

A capacidade que o sistema nervoso tem para traduzir as informações enviadas pela audição é chamada de processamento auditivo central. Essa habilidade está diretamente relacionada com a localização dos sons, a possibilidade de prestar atenção em um som e ignorar outros, memorizar sons.

O que é decodificação no processamento auditivo?

"O processamento auditivo pode ser definido como o processo de decodificação das ondas sonoras, que tem início na orelha externa e termina no córtex cerebral. É a capacidade de analisar, interpretar e associar as informações sonoras", destaca.

Como funciona o processamento auditivo central?

  • Segundo Victor da Fonseca (2004) o Processamento Auditivo Central (PAC) necessita um bom funcionamento das estruturas do sistema nervoso central, ou seja, do tronco encefálico, vias sub-corticais, córtex auditivo, lobo temporal e corpo caloso. O autor refere-se aos processos envolvidos na detecção, na análise e na interpretação de

Como ocorre o distúrbio do processamento auditivo central?

  • O distúrbio do processamento auditivo central pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é percebido mais facilmente durante o período escolar. Como nessa fase da vida há uma maior demanda linguística, em ambientes com estímulos auditivos intensos os sintomas ficam ainda mais evidentes.

Quais são os sinais de dificuldade no processamento auditivo?

  • Estes, assim como outros comportamentos, podem ser sinais de uma dificuldade no processamento auditivo da informação. Cabe retomar que muitos dos comportamentos notados acima podem também aparecer em outras condições tais como dificuldades de aprendizagem, Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH), níveis de depressão, dentre outros.

Como ocorre o distúrbio auditivo periférico?

  • Na maior parte dos casos, o sistema auditivo periférico (tímpano, ossículos, cóclea e nervo auditivo) encontra-se totalmente preservado. A principal consequência do distúrbio está na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas.

Postagens relacionadas: