Quais são os sinónimos da palavra transcendência?

Índice

Quais são os sinónimos da palavra transcendência?

Quais são os sinónimos da palavra transcendência?

1 agudeza, excelência, sagacidade, sublimidade, superioridade.

Como podemos definir a ideia de transcendência a partir da percepção humana?

A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo. A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.

Quais os Antonimos da palavra transcendente?

O contrário de transcendente é: 1. inerente, imanente, concreto, material, físico, elementar.

Quais são os sinônimos e características atribuídas ao transcendente de uma religião?

O TRANSCENDENTE é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas. São sinônimos da palavra transcendente: sobrenatural, nobre, divino, sublime, extraordinário, superior, especial, celestial.

Qual é o conceito de transcendência?

  • É um importante conceito para a filosofia e está na gênese das reflexões sobre o sentido da existência do mundo e da vida humana, desde os filósofos da Grécia Antiga. Transcendência também é tema de grande valor e discussão para a teologia e para as religiões.

Como a transcendência tem a ver com a vida?

  • A transcendência tem a ver com a vida e a morte e com a possibilidade da existência de algo que vá além da vida terrena. O ser humano, na busca por sua imortalidade, procura explicações para a vida que vão além da realidade material em que vive e que consegue compreender com os sentidos.

Qual é a transcendência na teologia?

  • Como exemplo da transcendência no tocante a religião, na teologia, reconhece-se que Deus é um sertranscendente (hyperbekós, do termo grego), ou seja, que está acima da sua criação e não é limitado por ela. Diz-se que Deus não está limitado pelo espaço e tempo terrenos (com os quais o mundo natural está submetido).

Qual a relação entre imanência e transcendência?

  • A imanência e a transcendência também estão relacionadas à concepção de Deus para as religiões. Algumas doutrinas, como as religiões panteístas, acreditam que Deus é imanente, que Ele é parte de tudo e, portanto, não pode ser dissociado do mundo material.

Postagens relacionadas: