O que é ter alucinações?

Índice

O que é ter alucinações?

O que é ter alucinações?

Alucinações táteis "atemáticas" não têm objeto específico e descrevem primariamente sensações de tato, como pruridos, dores, cãibras, rupturas da pele, sensações de úmido, frio e calor.

Qual a definição da alucinação?

  • A primeira e mais concisa definição desse termo é atribuída ao psiquiatra francês Esquirol. Ele descreveu a alucinação como “uma percepção sem objeto”. Ou seja, quando sofremos uma alucinação, percebemos imagens, sons, cheiros, sem que haja um estímulo externo que provoque essa percepção. Alucinações ou ilusões?

Por que a pessoa com alucinação é verdadeira?

  • A pessoa com alucinação tem o senso imediato de que a sua percepção é verdadeira; em alguns casos, a alucinação provém de dentro do corpo. Algumas vezes, a pessoa com alucinação consegue ter o entendimento de que está com uma alteração de registro sensorial .

Qual a relação entre alucinações e pseudo-alucinações?

  • Alucinações e pseudo-alucinações geralmente estão ligadas a distúrbios psiquiátricos, enquanto a alucinose ocorre em distúrbios neurológicos.. Isso ocorre porque nos dois primeiros o grau de envolvimento do sistema nervoso é tão geral que afeta globalmente toda a consciência e o pensamento abstrato.

Qual o tratamento para alucinações originadas de doença psiquiátrica?

  • Para as alucinações originadas de doença psiquiátrica (como esquizofrenias), o diagnóstico é realizado por médico especialista em psiquiatria, e o tratamento é realizado com medicamentos chamados anti-psicóticos.

Postagens relacionadas: