O que é um texto alusão?

Índice

O que é um texto alusão?

O que é um texto alusão?

Alusão é quando um texto faz referência a uma determinada obra, personagem ou situação que já foram retratadas em outros textos.

O que Éintertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

O que é humor pastiche?

Pastiche é definido como obra literária ou artística em que se imita abertamente o estilo de outros escritores, pintores, músicos etc. Não tem, contudo, função de satirizar, criticar a obra de origem, diferindo, assim, da paródia.

Qual a função da alusão?

  • Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. Exemplo: “Para explicar o conceito de intolerância religiosa, o professor fez alusão aos ideais nazistas ...

Qual a origem da palavra alusão?

  • Etimologicamente, a palavra alusão tem origem a partir do latim alludere, que pode ser traduzido como “fazer referência” ou “brincar com”. Alguns dos principais sinônimos de alusão, de acordo com as diferentes acepções deste termo são:

Como você vai saber exatamente o que é alusão?

  • Hoje, por exemplo, você vai saber exatamente o que é alusão e onde utilizar essa expressão corretamente. Imagina, um erro em algum documento, por exemplo, pode ser muito prejudicial. Além, de demonstrar que você não domina a língua, pode dar a impressão de desleixo.

Postagens relacionadas: