Qual o principal sinal clínico ATM de doença articular degenerativa?

Índice

Qual o principal sinal clínico ATM de doença articular degenerativa?

Qual o principal sinal clínico ATM de doença articular degenerativa?

Introdução: As Desordens Temporomandibulares (DTMs) são caracterizadas por sinais e sintomas como dor, ruídos articulares e limitação da função. Quando afetam a articulação temporomandibular (ATM) podem evoluir, gerando alterações degenerativas nas superfícies articulares.

Quais são os processos degenerativos da articulação temporomandibular?

  • Os processos degenerativos da articulação temporomandibular (ATM) são condições patológicas de origem multifatorial e indefinida. Apesar de existirem diversas patologias capazes de levar à degradação tecidual, a osteoartrite associada aos desarranjos internos é a forma mais comum de alterações degenerativas que afetam a ATM.

Quais são os sintomas da artropatia degenerativa?

  • Traumatismos: fraturas e lesões podem ser fatores que desencadeiem a doença. A artropatia degenerativa começa de forma gradual. Afeta uma ou várias articulações e posteriormente evolui a uma rigidez matutina, geralmente breve, melhorando com o movimento. À medida que a doença avança, a mobilidade da articulação vai diminuindo.

Como a artropatia degenerativa evolui?

  • A artropatia degenerativacomeça de forma gradual. Afeta uma ou várias articulações e posteriormente evolui a uma rigidez matutina, geralmente breve, melhorando com o movimento. À medida que a doença avança, a mobilidade da articulação vai diminuindo.

Quais são os componentes da articulação?

  • Todos os componentes da articulação — osso, cápsula articular (tecidos que envolvem a maioria das articulações), tecido sinovial (tecido que reveste a cavidade articular), tendões, ligamentos e cartilagem — apresentam deficiências em várias formas, alterando, assim, a função de articulação.

Postagens relacionadas: