O que é alteração funcional benigna da mama?

Índice

O que é alteração funcional benigna da mama?

O que é alteração funcional benigna da mama?

Existe uma entidade denominada Alteração Funcional Benigna da Mama que, antigamente, era chamada Displasia Mamária. É caracterizada pela presença de dor, nódulos e adensamentos mamários que preocupam muitas mulheres, devido ao medo destes sintomas estarem relacionados ao câncer de mama.

Qual é o termo utilizado para substituir a doença mamária?

  • Termo atualmente utilizado para substituir o que até pouco tempo se denominava "displasia mamária", ou "doença fibrocística", ou, ainda, "mastopatia fibricística". Estes termos caíram em desuso, pois se concluiu que não se trata de uma doença, mas sim de desordens fisiológicas do desenvolvimento e da involução da mama.

Por que o câncer de mama pode ser removido?

  • As alterações fibrocísticas podem fazer com que as mamas tenham um aspecto denso nas mamografias e, com isso, dificultam a detecção do câncer de mama. Se houver apenas um nódulo ou se um nódulo parecer ser diferente dos outros nódulos, o nódulo pode ser removido.

Quando ocorre o derrame das mamas?

  • Nestes casos, devem ser feitos exames de imagem das mamas (ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética) e impõe-se biópsia cirúrgica. Quando o derrame ocorrer só mediante expressão manual e, principalmente, for bilateral, não há motivo de preocupação.

Será que a mulher pode desenvolver câncer de mama?

  • A ABFM não é considerada uma doença que ocasiona riscos a mulher para desenvolver câncer, mas, quando há descargas papilares abundantes, de aspecto cristalino ou sanguinolento é que deve ter atenção e submeter-se a exame citológico em busca de células cancerosas e minuciosa investigação cirúrgica da mama (NAZÁRIO; REGO; OLIVEIRA, 2007).

Postagens relacionadas: